O termo abdome agudo não identifica uma patologia, mas sim a dor que aparece em muitas situações clínicas com origens diversas. Na maioria das vezes, a doença que está provocando a dor abdominal exige intervenção imediata.
O quadro de abdome agudo está entre os motivos mais frequentes que levam as pessoas a procurar os serviços de pronto-socorro. Para entender o que está por trás do diagnóstico de abdome agudo, confira as informações a seguir!
O que é abdome agudo?
Abdome agudo é um termo usado para designar a dor abdominal que começa de uma hora para outra e não é resultado de um trauma (ferimento). Ela pode ser causada por inúmeras patologias.
Como indica que algo não vai bem, o abdome agudo demanda diagnóstico imediato para que o tratamento possa ser iniciado.
O que causa abdome agudo?
A dor intensa que caracteriza os casos de abdome agudo pode ser causada por várias patologias. Por isso os casos de abdome agudo são reunidos em cinco grupos:
- Inflamatório/infeccioso;
- Perfurativo;
- Obstrutivo;
- Vascular isquêmico;
- Hemorrágico.
A dor na região abdominal também pode ser causada por uma doença que acomete um órgão localizado fora do abdome.
Quais são os sintomas do abdome agudo?
O principal sintoma do abdome agudo é a dor localizada na região abdominal, que pode ser acompanhada de náusea e vômitos. A dor pode estar centrada em qualquer área do abdome, ser intermitente, aguda, intensa ou penetrante e radiar de um ponto focal.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico do abdome agudo é realizado inicialmente pela anamnese (entrevista que o médico faz com o paciente) e exame físico. Na anamnese alguns dados são levantados, como o tempo de evolução do quadro, a existência de outros sintomas, idade, se o paciente tem outras doenças, uso de medicações, cirurgias prévias, data da última menstruação e histórico gineco-obstétrico.
Caso não seja possível determinar o diagnóstico do paciente após a anamnese e o exame físico, alguns exames complementares são solicitados. É comum que o primeiro passo seja o hemograma e uma radiografia, avançando, caso necessário, para ultrassonografia, tomografia computadorizada e, em alguns casos, ressonância magnética.
O que é abdome agudo inflamatório?
Abdome agudo inflamatório, ou abdome agudo infeccioso, é o quadro de dor abdominal aguda provocada por doenças inflamatórias ou infecciosas, como apendicite aguda, colecistite aguda, pancreatite aguda, diverticulite, doença inflamatória pélvica.
O que é abdome agudo obstrutivo?
Abdome agudo obstrutivo é o quadro de dor abdominal aguda provocada por aderências, hérnias, neoplasias, volvo intestinal (quando o intestino dá voltas ao redor dele mesmo, causando uma interrupção do fluxo sanguíneo), estenoses inflamatórias e infestações por vermes.
O que é abdome agudo perfurativo?
Abdome agudo perfurativo é o quadro de dor abdominal aguda provocada por perfurações gastroduodenais (ex: úlceras pépticas, tumores) e intestinais (ex: diverticulite e tumores).
O que é abdome agudo vascular isquêmico?
Abdome agudo vascular isquêmico é o quadro de dor abdominal aguda provocada pela interrupção abrupta do fluxo de sangue para o intestino causado por obstruções das artérias ou das veias por coágulos ou inflamações do vaso (vasculites), ruptura de aneurismas ou baixo fluxo de sangue dentro dos vasos (isquemia não obstrutiva).
O que é abdome agudo hemorrágico?
Abdome agudo hemorrágico é o quadro de dor abdominal aguda provocada por ruptura de aneurismas, gravidez ectópica rota (conhecida também por gravidez nas trompas com rompimento das mesmas), ruptura de folículo ovariano com sangramento, ruptura espontânea do fígado.
O que é irritação peritoneal?
Conforme as características da dor relatadas pelo paciente (localização, intensidade, evolução), o médico pode identificar sinais de irritação peritoneal. O peritônio é a membrana que envolve a cavidade abdominal e reveste os órgãos do abdome.
Ele é afetado por toda infecção, inflamação ou ruptura de órgão alojado dentro do abdome. A irritação peritoneal serve de alerta para a existência de alguma patologia a ser identificada.
Tratamento do abdome agudo
O abdome agudo, em geral, requer intervenção rápida tanto no diagnóstico quanto no tratamento. Identificada a causa da dor abdominal, o médico saberá se o paciente exige intervenção cirúrgica urgente (em um caso de apendicite supurada, por exemplo) ou se pode ser tratado de forma conservadora (com medicamentos). O tratamento dependerá da condição diagnosticada.
Revisão técnica: Sabrina Bernardez Pereira, Especialista em Cardiologia pela SBC/AM; médica Economia da Saúde do Hospital Israelita Albert Einstein; mestrado e doutorado em Ciências Cardiovasculares na Universidade Federal Fluminense.