Tenesmo é o nome dado a falsa impressão de que está na hora de evacuar, como se o intestino nunca se esvaziasse. O termo não é muito conhecido, mas a sensação que ele designa é relativamente comum por ser um sintoma de diversas patologias.
- Prolapso retal: conheça 6 fatos sobre a condição
- Diarreia: o que é, quais são as causas e como tratar?
Para se livrar desse desconforto, é preciso primeiro identificar qual é a condição que o está provocando — pode ser um parasita, uma IST (infecção sexualmente transmissível) ou até doenças mais sérias do trato intestinal. O diagnóstico médico é fundamental para dar início ao tratamento.
O que é tenesmo?
Tenesmo, ou tenesmo retal, é a sensação de defecação incompleta ou ainda a vontade permanente de evacuar. Não deve ser confundido com a diarreia, já que o tenesmo é uma impressão insistente de que ainda há fezes no reto que precisam ser expelidas, podendo vir acompanhado de dores abdominais, cólicas e dor retal.
A causa mais comum de tenesmo retal é a inflamação intestinal e até 30% das pessoas com doença de Crohn o apresentam.
O tenesmo retal não é uma doença, mas sim um sintoma comum a várias patologias, entre elas:
- Infestação intestinal por parasitas;
- Infecção bacteriana;
- Tumor colorretal, maligno ou benigno;
- Proctite (inflamação da mucosa interna do reto);
- Retocolite ulcerativa (doença inflamatória intestinal crônica)
- Hemorroidas;
- Síndrome do intestino irritável;
- Mpox;
- Algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como clamídia.
Constipação
O intestino preso também pode causar a sensação de que a pessoa precisa fazer cocô constantemente. Apesar dos esforços, ela não consegue esvaziar o intestino. Se as fezes ficam presas, podem irritar o intestino, fazendo com que se queira evacuar constantemente. A constipação tem muitas causas, incluindo:
- Dieta e estilo de vida, como falta de fibras e exercícios;
- Certos medicamentos, como analgésicos e antidepressivos;
- Distúrbios de motilidade que afetam os nervos e músculos do intestino;
- Obstruções do intestino grosso;
- Síndrome do intestino irritável;
- Disfunção do assoalho pélvico.
Diagnóstico para tenesmo retal
Para chegar a um diagnóstico, o médico tentará identificar a patologia que está provocando o quadro. A entrevista com o paciente (anamnese) e o exame físico terão um papel importante nesse processo, já que indicarão as hipóteses que devem ser investigadas. A partir daí, o médico pode optar por exames laboratoriais (sangue, urina ou fezes) ou de imagem, como a colonoscopia.
Tratamento
O tratamento não será indicado para o tenesmo em si, mas para a condição que está provocando este sintoma. Tratada a doença, o sintoma vai desaparecer.
Tenesmo vesical
A sensação de que não se consegue esvaziar a bexiga é chamada de tenesmo vesical e é sintoma de outro grupo de patologias relacionadas ao trato urinário ou ao aparelho reprodutor.
Revisão técnica: João Roberto Resende Fernandes – Médico do Pronto Atendimento e Corpo Clínico, preceptor da Residência Médica de Clínica Médica do Hospital Israelita Albert Einstein.