TPM: aprenda a aliviar os sintomas da síndrome pré-menstrual

3 minutos para ler

A síndrome da tensão pré-menstrual (TPM) é uma condição aguda de impactos físicos e psicológicos que acomete cerca de 80% das mulheres. Ela costuma se manifestar de três a dez dias antes da menstruação, e sua intensidade varia de acordo com cada pessoa e período de vida.

Vídeo: Desvendando a TPM – como aliviar os sintomas

Sintomas

Embora as mudanças de humor repentinas sejam um de seus sintomas mais característicos, elas não são as únicas alterações. Mais de 200 efeitos colaterais já foram associados à TPM, dentre eles:

  • Inchaço;
  • Sensibilidade nos seios;
  • Dor de cabeça;
  • Cólica;
  • Fadiga;
  • Acne;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Compulsão por alguns alimentos;
  • Insônia;
  • Melancolia.

Formas de controle dos sintomas

Da mesma forma que diferentes pessoas sentem de forma variada a TPM, a intensidade dos sintomas também pode mudar conforme a vida. É possível que esse fenômeno esteja associado a uma rotina de muito estresse e uso da pílula anticoncepcional, por exemplo. 

No entanto, é possível reduzir os desconfortos mensais ao adotar algumas práticas e hábitos saudáveis. Conheça três dicas:

  1. Manter uma rotina de exercícios físicos: a descarga de endorfina produzida em treinos aeróbicos (caminhar, nadar ou andar de bicicleta) ajuda a aliviar os incômodos físicos, além de estimular o bom funcionamento do metabolismo;
  2. Seguir uma dieta balanceada: comer alimentos como castanhas, banana, aveia e verduras escuras melhoram a disposição. Já o café e produtos muito salgados ou gordurosos podem piorar o inchaço e a cólica. Maneire neles;
  3. Descansar bem o corpo: dormir pelo menos oito horas por noite e praticar técnicas de relaxamento, como meditação ou ioga, ajuda a aliviar o estresse e a sensação de tristeza.

Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM)

Estima-se que aproximadamente 10% das mulheres apresentem sintomas de TPM tão fortes que eles prejudicam profundamente sua vida pessoal, social e profissional. Pessoas que apresentam esses casos são diagnosticadas com Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM), uma espécie de “super TPM”.

Tal condição é compreendida pela Associação Americana de Psiquiatria como um tipo de transtorno depressivo, no qual os sintomas típicos da TPM são intensificados e tendem a levar a pessoa a apresentar comportamentos de isolamento. O quadro pode, inclusive, ser confundido com ansiedade ou depressão.

Como está ligada a flutuações hormonais, o tratamento medicamentoso da TDPM pode ajudar no alívio dos sintomas. Por isso, a indicação é que, se a TPM estiver atrapalhando sua vida, busque ajuda profissional.


Revisão técnica: Sabrina Bernardez Pereira (CRM 154.981/RQE 45120), médica Escritório de Valor em Saúde Einstein. Doutorado em Ciências Cardiovasculares UFF, título de especialista em Cardiologia SBC/AMB.

Posts relacionados