Depois de muita folia e bebedeira, algumas pessoas sofrem com a ressaca. Vamos te explicar o que fazer para ficar melhor com as dicas da Dra. Bianca Della Guardia, gastroenterologista do Hospital Israelita Albert Einstein.
Por Dra. Bianca Della Guardia, gastroenterologista do Hospital Israelita Albert Einstein / CRM SP 82 774
Como começa a ressaca?
O álcool passa pelo sistema digestivo e chega ao fígado, responsável por metabolizar a bebida. Porém, quando consumido em grande quantidade, o álcool é absorvido muito rápido. O sangue fica mais ácido, o que irrita as mucosas que revestem a boca, a garganta, o estômago e o intestino.
O fígado tem a capacidade de processar 10 g de álcool por hora, o equivalente a uma lata de cerveja ou uma taça de vinho.
Como evitar a ressaca?
Intercalar o consumo de álcool com líquidos naturais (água, sucos, água de coco) e comer para tornar mais lento o processo de absorção do álcool pelo sistema digestivo. Manter a ingestão de líquidos mesmo depois da “bebedeira”. O uso de analgésicos, como paracetamol ou dipirona, e antieméticos, medicações contra náuseas, também pode ajudar.
Como curar a ressaca?
Alimente-se (comida leve e natural), hidrate-se, utilize, caso seja necessário, analgésicos, medicações contra náuseas e antiácidos. Descanse e reduza as atividades físicas.
Muito úteis essas informações dadas pelo corpo clínico do Hospital Albert Einstein.
As pessoas estão precisando de informações oriundas de fontes seguras e competentes.
Muito úteis as perguntas!