Suspeita de covid-19? Saiba o tempo de isolamento e quando se vacinar

2 minutos para ler

Mesmo quem passou pela covid-19 em outro momento da pandemia pode voltar a se infectar com o novo coronavírus por meio de uma nova variante. A Ômicron, a quinta identificada até o momento, é considerada mais transmissível que o vírus original e as variantes anteriores, como a Delta — responsável pela maioria dos casos da doença no Brasil até o último semestre de 2021.

Apesar de uma maior transmissão, ainda não é possível afirmar que a Ômicron gere uma doença mais ou menos grave. Mais estudos, e tempo, são necessários para esta verificação.

Caso suspeite de uma nova infecção, o tempo de isolamento domiciliar recomendado atualmente é de sete dias. No entanto, é importante que o paciente busque uma orientação médica para controle dos sintomas e da evolução da doença.  

Quando devo fazer o teste para covid-19?

Indivíduos que tiveram contato com alguém diagnosticado ou que apresentaram sintomas associados à covid-19 podem realizar o exame que verificará a presença do novo coronavírus. Dois tipos de testes são os mais comuns: o exame do antígeno e o RT-PCR.  

Antígeno: apesar de ter uma sensibilidade menor que o RT-PCR, o teste do antígeno (ou teste rápido, como ficou conhecido) pode ser utilizado para confirmar o diagnóstico. A indicação é que seja realizado entre três a cinco dias do início dos sintomas, mas pode ser repetido ao longo de uma semana (sete dias), a fim de aumentar a confiança nos resultados.

RT-PCR: é considerado “padrão-ouro”, com alto grau de sensibilidade e confiança nos resultados. A coleta deve ser feita entre o terceiro e o sétimo dia após início dos sintomas, ou do contato com alguém diagnosticado.

Previna-se

Quem passou pela covid-19 pode — e deve — se vacinar contra o novo coronavírus. O único cuidado é com relação ao tempo: a recomendação é que a pessoa espere 30 dias (4 semanas) desde o início dos sintomas.

Ainda que seja um caso assintomático (sem sintomas), o período dos 30 dias (a partir do resultado positivo para o novo coronavírus) deve ser respeitado antes da imunização.

Para mais informações sobre os cuidados a serem tomados contra a covid-19, confira as Perguntas e Respostas do Vida Saudável.

Posts relacionados