Como funciona a psicanálise?

3 minutos para ler

Afinal, o que é psicanálise? Essa é uma questão frequente que vamos te explicar agora. 

A Psicanálise é um método terapêutico, criado por Sigmund Freud, um médico austríaco. Para atuar como psicanalista não é necessário ter bacharelado em Psicologia, mas é necessária uma formação específica em Psicanálise.

Os pressupostos básicos da Psicanálise Freudiana são:

  • A existência do inconsciente;
  • A teoria dos três componentes da mente (ID, ego e superego);
  • A teoria da libido;
  • A importância da sexualidade na vida psíquica;
  • A técnica da associação livre.  

O inconsciente e a psicanálise

Para a psicanálise, o inconsciente é o conjunto de conteúdos que o consciente não consegue acessar. Mesmo assim, é uma parte importante da mente do ser humano, pois influencia na formação de sintomas e sofrimentos de forma inconsciente.

Para auxiliar na compreensão dessa teoria, Freud nomeou três componentes que formam a mente: ID, ego e superego. Eles representam os níveis de consciência que existem na mente humana. O ID se refere ao inconsciente, o ego é a parte do inconsciente que foi alterada pela realidade externa e o superego são os padrões morais e éticos que regem o comportamento – porque a psicanálise também considera que a cultura influencia a maneira de ser das pessoas. Ainda nesse ponto, a teoria da libido parte do princípio que a pulsão sexual seria a principal força motivadora da vida humana. 

Para que o psicanalista consiga acessar o inconsciente do paciente, é utilizada a técnica da associação livre: a pessoa é incentivada a falar livremente sobre qualquer assunto que lhe venha à mente. Isso acontece porque acredita-se que, em meio às falas espontâneas, o inconsciente é apresentado.

Como o psicanalista trata os pacientes?

O tratamento psicanalítico é feito com o objetivo de ajudar o paciente a ter maior compreensão de si e do seu inconsciente, o que contribui para que as pessoas tenham uma vida valorosa.  

Nesse sentido, o terapeuta trabalha com o paciente para ajudá-lo a acessar  sentimentos, pensamentos, desejos e motivações, bem como para lidar melhor com as questões emocionais que estão afetando sua vida.

Para a Psicanálise, os sintomas apresentados pelo paciente também estão relacionados com a cultura na qual as pessoas estão inseridas. Desse modo, a Psicanálise está sempre em constante desenvolvimento e autores como Anna Freud, Donald Woods Winnicott, Melanie Klein e Jacques Lacan entre outros produziram importantes avanços na teoria psicanalítica.


Revisão técnica por: Renata de Sousa, Karen Borges, psicólogas do Einstein, e Dr. Daniel Oliva, psiquiatra do Einstein.

Posts relacionados