Granuloma de corpo estranho: o que é e quais são os sintomas?

3 minutos para ler

Granuloma de corpo estranho é o resultado da reação a um material inerte que entra no corpo humano, geralmente através da pele. Existem materiais inertes que podem causar essa reação, como pequenas farpas de madeira, fibras de metais e fios de sutura usados em cirurgias.

Nessa perspectiva, como se trata de material inerte (que não reage quimicamente), ele não será deteriorado nem absorvido pelo organismo, tampouco acionará o sistema imunológico, o que dificulta a sua eliminação.

O organismo reage reunindo determinadas células ao redor da substância inerte, encapsulando-a. Essa cápsula dá origem ao granuloma, que será sentido pelo paciente como uma “bolinha” (nódulo) ou uma placa (elevação localizada da pele). Pode haver alteração na cor da pele no local afetado. O granuloma também pode dar origem a um abscesso doloroso.

Qual seria o tratamento para um caso de granuloma?

Para eliminar o granuloma de corpo estranho, o médico precisa removê-lo cirurgicamente. Se o granuloma tiver dado origem a um abscesso, é feita a drenagem cirúrgica, podendo associar a antibioticoterapia.

O que causa o aparecimento de granuloma de corpo estranho?

Diversos materiais já foram identificados como sendo os desencadeadores do aparecimento de granuloma de corpo estranho. Eles são reunidos em dois grupos na literatura médica:

  • Exógenos: fios de sutura, talco, fibras de algodão, limalha de metais, sílica, silicone, gotículas de óleo, espinhos, etc.; 
  • Endógenos: queratina, colesterol, fragmentos de pelo, microcristais, etc.

Acidentes de trabalho

Na medicina do trabalho, há registros de granulomas de corpo estranho causados por pelos de animais em tosadores, farpas de madeira, fibra de vidro, limalha de metais e outros.

Estética

A injeção de materiais de preenchimento estético pode desencadear uma reação do organismo que dá origem a granulomas. Quatro casos foram descritos por dentistas na Revista Brasileira de Odontologia, nos quais o uso de substâncias para modelagem facial provocou o surgimento de pequenos nódulos na cavidade oral.

Tatuagem

Os pigmentos metálicos utilizados na tatuagem da pele podem provocar, em algumas pessoas, uma reação que dá origem a granulomas. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que se consulte um médico antes de fazer uma tatuagem para identificar possíveis problemas de cicatrização.

Fio cirúrgico

O fio cirúrgico pode provocar em alguns pacientes uma reação que resulta na formação de um granuloma. No caso das suturas absorvíveis, assim que elas forem absorvidas, o granuloma vai desaparecer aos poucos. Se a presença do granuloma persistir e causar incômodo, ele pode ser retirado cirurgicamente com anestesia local.

Revisão técnica: João Gabriel Pagliuso, médico da Economia da Saúde do Hospital Israelita Albert Einstein.

Posts relacionados