O que é tromboflebite superficial?

3 minutos para ler

A tromboflebite superficial, também conhecida por trombose venosa superficial, é o aparecimento de um coágulo nas veias superficiais (aquelas que estão mais próximas da pele). O coágulo, também chamado de trombo, interrompe o fluxo do sangue no local, dando início a um processo inflamatório na parede da veia e nos tecidos adjacentes.

É uma patologia comum e, em geral, facilmente diagnosticável. Normalmente, o médico pode identificá-la apenas com o exame clínico, embora em alguns casos sejam necessários exames complementares de imagem, como a ultrassonografia.

Trata-se de uma condição desencadeada por um coágulo de sangue que interrompe a circulação na veia logo abaixo da pele. É mais comum em pessoas que têm varizes.

Quais os sintomas de tromboflebite superficial?

  • Dor, sensibilidade ou inchaço na área afetada;
  • Pele quente e com calor no local;
  • Alterações na cor e textura da pele, que pode ficar avermelhada ou com aparência espessa e dura.

O que provoca o aparecimento de coágulos nas veias superficiais?

Essa condição é mais frequente em pessoas com varizes nas pernas, pois os vasos aumentados tornam a circulação do sangue mais lenta, criando condições para o surgimento de coágulos. Outro fator de predisposição à tromboflebite superficial é a trombofilia, que faz com que o sangue coagule mais facilmente. Além disso, pessoas em tratamento de saúde que estão recebendo injeções ou têm uma cânula inserida na veia para a medicação também podem desenvolver coágulos.

Como é o tratamento para tromboflebite superficial?

Se os sintomas forem leves, algumas medidas simples ajudam a reduzir o desconforto causado pela tromboflebite:

  • Deitar-se por alguns minutos com as pernas elevadas;
  • Fazer compressas mornas no local;
  • Caminhar e evitar ficar muito tempo deitado ou sentado.

Caso os sintomas sejam mais intensos ou não melhorem com as medidas anteriores, o médico pode indicar:

  • Anti-inflamatórios em creme ou gel para serem aplicados sobre a área afetada, se ela for pequena;
  • Anti-inflamatórios e analgésicos por via oral.

Em algumas situações com maior risco de complicações, o médico pode optar por utilizar medicamento para afinar o sangue. Fatores como a extensão e a localização do trombo, a intensidade dos sintomas, e características do paciente podem influenciar o médico na decisão sobre o uso de anticoagulante.

Trombose venosa profunda

Quando o coágulo não se forma nas veias superficiais, mas dentro de veias profundas, tem-se um quadro de trombose venosa profunda (TVP), que é mais grave por causar embolia.


Revisão Técnica: Luiz Antônio Vasconcelos, especialista em clínica médica, medicina interna, cardiologia e ecocardiografia. É cardiologista e clínico das unidades de pronto atendimento e do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein.

Posts relacionados