Amamentação: quando o bebê deve começar a mamar? Há alguma preparação durante a gestação?

3 minutos para ler

Reunimos algumas informações importantes sobre amamentação, com explicações sobre o período de gestação até o pós-parto

Por Dra. Romy Schmidt Brock Zacharias e Dr. Romulo Negrini, pediatra e ginecologista do Hospital Israelita Albert Einstein / CRM SP 94 608 e CRM SP 113 055

Durante a gestação, a mulher pode fazer algo para se preparar para amamentar?

Muito usadas no passado, as massagens da mama ou aplicação de buchas locais não são mais indicadas porque podem estimular contrações e provocar lesões mamárias. Assim, o único preparo para deixar as mamas mais resistentes é tomar sol da manhã ou do final da tarde. A aplicação de protetor solar nas demais partes do corpo é importante para evitar a hiperpigmentação.

A primeira mamada acontece ainda na sala de parto? Em caso afirmativo, isso acontece sempre?

A amamentação na primeira hora de vida acontece em todos os casos em que não haja contraindicação, como de fetos muito prematuros que precisem de encaminhamento para UTI neonatal. Não havendo contraindicação, a primeira mamada acontece ainda na sala de parto.

Qual a razão para a primeira mamada ser ainda na sala de parto?

A amamentação na primeira hora de vida traz uma série de benefícios ao bebê e à mãe, entre eles: produção de ocitocina materna estimulada pela sucção fetal — que favorece a contração do útero, reduzindo o sangramento pós-parto —, melhora o vínculo entre mãe e bebê e ajuda na descida do leite.

O bebê já nasce com fome ou ele pode ficar algumas horas sem comer após o nascimento?

O bebê nasce com uma reserva de alimento, de disponibilidade imediata, chamada de gordura marrom. Assim, ele tolera algum período sem se alimentar, mas é variável com a idade gestacional e peso. De qualquer forma, é preciso oferecer o leite livremente ao bebê ou, no máximo, a cada 3 horas nos primeiros dias, depois seguir as orientações do pediatra.

A queda do leite acontece instantaneamente após o nascimento do bebê ou leva algum tempo para acontecer?

A apojadura (descida) do leite acontece cerca de 72 horas após  o parto; entretanto, após o nascimento já existe a saída de colostro, um leite mais aguado, porém repleto de substâncias importantes ao bebê, como imunoglobulinas que favorecem sua defesa contra infecções.

Leia mais