Anote: telefones úteis

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Selecionamos, abaixo, diversos números de telefone úteis relacionados à saúde, bem-estar, serviços, entre outros que podem te ajudar em alguma situação específica ou em casos de urgência. Confira:

Telefones úteis da saúde

0800-642-9782
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
A ANVISA é vinculada ao Ministério da Saúde e fornece informações relacionadas à regulação de medicamentos, alimentos, agrotóxicos e outros produtos sujeitos à vigilância sanitária. Possui uma página dedicada ao novo coronavírus, acessível clicando aqui. A ligação para a Anvisa é gratuita para todo o Brasil, estando disponível das 7h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados

0800-644-6645
Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) – Disque Notifica
CIEVS é o órgão responsável por coordenador situações de crise, acompanhando eventos que representem ameaça à saúde da população pelo seu elevado potencial de disseminação e/ou riscos à saúde pública — como epidemias ou ataques terroristas. O CIEVS está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e as notificações podem ser feitas através do 0800.

0800-722-6001
Disque-Intoxicação
Por telefone a população pode tirar dúvidas e os profissionais de saúde podem receber instruções sobre como prestar os primeiros socorros e prescrever tratamento terapêutico adequado para cada tipo de substância tóxica. Em alguns casos, o atendimento pode ser presencial.

0800-162-550
IST/AIDS – Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo

Serve para tirar dúvidas e fornecer informações relacionadas à AIDS em caráter confidencial e orienta sobre serviços disponíveis. A ligação é gratuita e o horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h.

100
Direitos Humanos
Ministério da Família e dos Direitos Humanos

O Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas aos seguintes grupos e/ou temas: crianças e adolescentes; pessoas idosas; pessoas com deficiência; pessoas em restrição de liberdade; população LGBT; população em situação de rua; discriminação étnica ou racial; tráfico de pessoas; trabalho escravo; terra e conflitos agrários; moradia e conflitos urbanos; violência contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais; violência policial; violência contra comunicadores e jornalistas; violência contra migrantes e refugiados.

O serviço funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Qualquer pessoa pode reportar alguma notícia de fato relacionada a violações de direitos humanos, da qual seja vítima ou tenha conhecimento. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel.

136
Disque-Saúde
Ouvidoria do SUS

É a unidade responsável por receber manifestações como reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS. O atendimento está disponível de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h.

142
Comunicação para portadores de necessidades especiais

O serviço possibilita a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva ou da fala e com os demais usuários dos serviços de telecomunicações por intermédio de um operador que transcreve as conversas.

Outros telefones úteis

180
Central de Atendimento à Mulher no Brasil

Canal para denúncias de violência contra a mulher. Atende violência psicológica, cárcere privado, homicídio e outros crimes.

181
Disque-Denúncia

É uma central de atendimento a denúncias de crimes e delitos que tem como objetivo agilizar o atendimento à população e contribuir para a redução da criminalidade no Estado. Atende inclusive denúncias contra policiais. É um serviço gratuito e totalmente sigiloso.

188
Centro de Valorização da Vida (CVV)

“Como vai você?” — esse é o lema da ONG Centro de Valorização da Vida, que oferece apoio emocional por telefone. Nesse caso, os atendentes estão prontos para conversar sobre os sentimentos e os problemas de quem está com depressão, por exemplo, e perdeu a esperança na vida. O serviço telefônico é gratuito e está disponível também por chat.

Telefones de urgência

190
Polícia Militar

Para denunciar e solicitar ajuda com situações que representem ameaça à segurança de pessoas e no caso de crimes em andamento ou flagrantes.

192
SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Quando chamar o SAMU?

  • Dores no peito de aparecimento súbito
  • Situações de intoxicação ou envenenamento
  • Queimaduras graves
  • Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto
  • Queda acidental
  • Crises convulsivas (ataque, convulsão)
  • Acidentes de trânsito com atropelamento
  • Traumas (tórax, abdômen, crânio e fraturas)
  • Perda de consciência (desmaio)
  • Sangramentos e hemorragias

193
Bombeiros

Quando chamar os bombeiros?

  • Incêndios
  • Tentativas de suicídio
  • Salvamentos aquáticos
  • Desabamentos
  • Deslizamentos de terra
  • Acidentes com pessoas presas nas ferragens
  • Choques elétricos
  • Quedas de alturas com mais de 7m
  • Vazamentos de gás

199
Defesa Civil

Quando chamar a Defesa Civil?

  • Graves desastres com vítimas e desabrigados
  • Acidentes rodoviários, ferroviários, metroviários, envolvendo grande número de pessoas
  • Inundações
  • Grandes incêndios, com vítimas
  • Acidentes com combustíveis, produtos perigosos (radioativos, químicos, inflamáveis, tóxicos, explosivos e corrosivos)
  • Explosões em depósitos de gás de cozinha
  • Rachaduras, trincas e fissuras em edificações
  • Deformações em estruturas (lajes, vigas, pilares e paredes)
  • Infiltrações graves com grande risco de desabamento
  • Recalque de fundações (rebaixamentos da terra ou da parede)
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