Aprenda a reconhecer e salvar uma pessoa engasgada

3 minutos para ler

O engasgo é uma emergência médica caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias respiratórias. Esse tipo de ocorrência normalmente está associada ao ato de engolir os alimentos muito rapidamente, sem mastigá-los bem, ou conversar enquanto se come.

Em alguns casos, a própria pessoa é capaz de se desengasgar ao forçar uma tosse forte. Mas em situações mais graves, uma ajuda externa poderá ser necessária. Se o socorro não for imediato, o quadro pode evoluir e causar morte por asfixia.

Vídeo: Como salvar uma pessoa engasgada

Agir rapidamente é chave para evitar quaisquer complicações à saúde. Por isso é tão importante saber os primeiros socorros para lidar com esse tipo de situação. Aprenda o passo a passo a ser conduzido em crianças com mais de 1 ano de idade e adultos:

1. Identificar o engasgo

Dentre os sintomas típicos de um engasgo estão:

2. Ligar para a emergência

Ao identificar qualquer um dos sintomas de um engasgo, encoraje a pessoa a tossir e cuspir o objeto. Se isso não resolver, ligue imediatamente para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por meio do número 192. Explique a situação e peça para o socorro vir o mais rápido possível.

3. Ajeite-se para fazer a Manobra de Heimlich

Com o indivíduo em pé, posicione seu corpo atrás do dele. Sua perna dominante deve estar entre as pernas dele para gerar uma base de apoio firme. Se for uma criança ou um adulto pequeno, a recomendação é que o socorrista se ajoelhe ao invés de ficar de pé. 

Abrace a pessoa e posicione sua mão dominante fechada sobre o diafragma (a parte superior do estômago, entre o umbigo e o final da caixa torácica) dela. Cubra o punho com sua outra mão, de forma a obter maior apoio.

4. Dê início à Manobra de Heimlich

Faça movimentos vigorosos e rápidos em “J”, isso é, que apertam o estômago e sobem em direção aos pulmões, antes de retornar ao ponto inicial no diafragma. Realize esse procedimento até que o indivíduo expulse o objeto ou desmaie.

5. Prepare-se para realizar a manobra de reanimação cardiorrespiratória 

Caso a pessoa engasgada desmaie, deite-a de barriga para cima em uma superfície lisa, como o chão, e inicie a manobra de reanimação cardiopulmonar. Para isso, posicione as suas mãos no centro da linha intermamilar e o tórax. Os cotovelos devem permanecer estendidos.

6. Reveze a reanimação com a respiração boca a boca

Pressione o peito do indivíduo seguindo uma frequência de 100 a 120 compressões torácicas por minuto. Completadas 30 compressões, abra a boca da pessoa e expire duas vezes. Repita o processo até a chegada do SAMU.


Revisão técnica: Luiz Antônio Vasconcelos (CRM 124.634/RQE 75628), especialista em Clínica Médica, Medicina Interna, Cardiologia e Ecocardiografia. Cardiologista e clínico das unidades de pronto atendimento e do corpo clínico do Hospital Albert Einstein.

Posts relacionados