Bebê com febre: qual o motivo? O que fazer? Quando levar para o médico?

2 minutos para ler

Febre é a elevação da temperatura corporal acima do considerado “normal”, que varia aproximadamente entre 36.5ºC e 37.5ºC. Assim, consideramos febre quando a temperatura está acima de 37,5ºC.

Por Dra. Romy Schmidt Brock Zacharias, pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein/ CRM SP 94 608

A febre é um sinal de alerta de que existe algo errado com a criança e geralmente é ocasionada por uma infecção viral ou bacteriana, mas pode, em casos mais raros, ser secundária a outras doenças.

A medida da temperatura é importante no acompanhamento da criança, mas a sua intensidade não necessariamente implica em maior ou menor gravidade. Febre alta nem sempre indica que a infecção é grave.

A febre em recém-nascidos e crianças menores de 3 meses deve ser sempre informada ao pediatra e a criança deve ser avaliada pelo médico. Lembre-se que crianças muito pequenas podem apresentar aumento da temperatura por excesso de roupas ou ambiente muito quente. Em casos assim, retire o excesso de roupas e coloque a criança em ambiente agradável para confirmar sua temperatura.

Em crianças maiores é importante verificar o estado geral da criança e a presença concomitante de outros sintomas que acompanham a febre. Geralmente a febre que aparece com sintomas de coriza, nariz entupido ou tosse é um processo benigno, de origem viral, que dura 48 a 72 horas, com melhora gradativa após esse período. Caso os sintomas persistam ou a criança permaneça muito “caidinha”, abatida, ofegante, ela deve ser examinada pelo pediatra.

É muito comum que durante a febre a criança fique abatida, quietinha, com a respiração mais rápida, mas os sintomas devem desaparecer quando a febre abaixar.

Tratamento da febre

O tratamento da febre é realizado com medicamentos antitérmicos recomendados pelo seu pediatra ou ainda por meios mecânicos, como o banho morno que pode ser realizado como adjuvante ao tratamento medicamentoso. Em caso de dúvidas sempre procure o seu pediatra de confiança.

Leia mais