O bisacodil é um tipo de laxante que estimula a atividade e as movimentações dos intestinos delgado e grosso. Ele costuma ser utilizado para tratar quadros de constipação ou ainda antes da realização de cirurgias ou certos procedimentos médicos que exigem um preparo adequado, como a colonoscopia.
Como usar o bisacodil
Este medicamento está disponível no formato de comprimido para uso oral e supositório retal. O comprimido, em geral, tem um efeito mais demorado, podendo manifestar seus efeitos depois de seis ou 12 horas desde a ingestão. Já o supositório pode produzir resultados em, no máximo, uma hora.
Apesar de ser vendido pelas farmácias sem a necessidade de apresentação de uma receita, o mais indicado é utilizá-lo apenas quando recomendado por um profissional da saúde.
Ao passar por uma avaliação clínica, o médico poderá verificar qual conduta melhor atenderá as necessidades do paciente. Se há indicação do remédio, sua dosagem e o tempo de tratamento variam de acordo com cada caso.
Mais do que só seguir as instruções, lembre-se também de fazer a leitura completa da bula do medicamento. Se tiver dúvida, procure aconselhamento de médicos e farmacêuticos.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais do bisacodil podem incluir náusea, dor ou desconforto estomacal, tontura e sensação de queimação retal. Mais raramente, é possível que o tratamento leve a desmaio e sangramento retal – casos em que deve-se interromper o uso do remédio e procurar imediatamente atendimento médico.
Contraindicações
Este remédio é contraindicado a alérgicos a qualquer componente de sua formulação. Além disso, pode não ser adequado a pessoas com histórico de:
- Hemorroida ou fissura anal;
- Colite ulcerativa;
- Doença inflamatória intestinal;
- Perfuração do intestino;
- Transtorno alimentar;
- Doença de Crohn;
- Apendicite.
Se esse for seu caso, busque aconselhamento médico antes de fazer uso do bisacodil.
E lembre-se: toda medicação só deve ser utilizada quando há indicação e recomendação do especialista. Não se automedique.
Revisão técnica: João Roberto Resende Fernandes (CRM-SP 203006/RQE 91325), médico do Pronto Atendimento e Corpo Clínico, especialista em Clínica Médica do Hospital Israelita Albert Einstein.