Como calcular a idade gestacional?

5 minutos para ler

Os cálculos podem parecer confusos, mas nosso especialista explica como se acertar ao calcular sua idade gestacional. Confira!

Por Dr. Romulo Negrini, coordenador médico materno infantil da Maternidade Einstein / CRM SP 113 055

Sem tempo para ler? Ouça o artigo completo. Clique no play acima.

​Descobrir a Idade Gestacional pode ser muito confuso, principalmente para os pais de primeira viagem. Semanas ou meses, qual devemos levar em conta? Para deixar tudo mais simples, conversamos com o especialista, Dr. Romulo Negrini. Confira abaixo a entrevista com o médico da Maternidade Einstein. 

Confira as principais dúvidas

Porque calculamos o tempo de gravidez em semanas e não em meses?

A resposta a esta questão é bem simples. Os meses apresentam quantidades de dias variáveis, meses como fevereiro tem menos dias, julho e agosto têm 31 dias. Mas em semanas não há esta variação. Desta forma, o cálculo fica mais preciso para a gestante, família e para os profissionais de saúde.

Como deve ser feito o cálculo para descobrir a Idade Gestacional?

Em geral o cálculo da idade gestacional é baseado na data da última menstruação, conhecida como DUM. Neste caso, é muito simples. Verifica-se a quantidade de dias que se passaram da DUM até o dia do cálculo e divide-se por 7. O valor inteiro, resultado da divisão, é o número de semanas da gravidez e o resto da divisão é o número de dias passados na última semana.

Exemplo: vamos supor que, no dia 05 de fevereiro, queira-se saber qual a idade gestacional de uma gravidez em que a gestante menstruou pela última vez em 12 de novembro do ano anterior. De 12/11 a 05/02 passaram-se 85 dias. A divisão de 85 por 7 resulta em 14 com resto de 1, então esta gravidez terá 14 semanas e 1 dia em 05 de fevereiro. 

Lembre-se que a gravidez é contada sempre em semanas de atraso menstrual, mas a concepção de fato ocorre duas semanas após a menstruação. Assim, quando dizemos que uma gravidez tem 38 semanas, passaram-se 38 semanas da última menstruação e o embrião foi gerado há 36 semanas! 

Caso a gestante não saiba a DUM, existe alguma outra forma?

Sim, caso a mulher não saiba a data da última menstruação ou tenha ciclos irregulares, calcula-se o tempo de gravidez pela ultrassonografia (USG). A forma de conta é a mesma, soma-se a quantidade de dias que se passaram da data da ultrassonografia até hoje (dia em que se quer a idade gestacional) e divide-se por 7. 

O valor inteiro do resultado da divisão é o número de semanas da gravidez e o resto da divisão, o número de dias passados da data do ultrassom. Depois só somar o tempo de gravidez que foi detectado na ultrassonografia.

Exemplo: Em 12 de novembro uma grávida realizou uma USG que mostrou um embrião de 8 semanas e 2 dias e quer saber qual a idade gestacional em que está no dia 05 de fevereiro. De 12/11 a 05/02 passaram-se 85 dias. A divisão de 85 por 7 resulta em 14 com resto de 1, então da data da USG passaram-se 14 semana e 1 dias, que devem ser somadas as 8 semanas e 1 dia que já havia no dia do ultrassom. Assim, a gravidez em 05/02 será de 22 semanas e 2 dias. 

Existem exames para descobrir a Idade Gestacional?

O único exame confiável para a descoberta da idade gestacional é a ultrassonografia, e o ideal é realizá-lo entre 8 e 12 semanas para uma maior precisão.

Como o tempo de gravidez é dado pelo tamanho do feto, com o seu crescimento ele vai adquirindo características pessoais: uns ficam maiores, outros menores, o que aumenta o erro da idade gestacional.

O erro de uma ultrassonografia em dar o tempo de gravidez, se feita entre 8 e 12 semanas, é de apenas 5 dias, e aumenta com o passar da gravidez para até 3 semanas no final. 

É possível saber a Data Provável do Parto? Como é feito esse cálculo?

A data provável do parto (DPP) ocorre com 40 semanas e 1 dia. Para que se possa calculá-la, utiliza-se a regra de Naegele. Essa regra é uma forma padronizada de calcular a DPP de uma gestante.

Nela, soma-se 7 ao dia correspondente ao da data da última menstruação e retira-se 3 do mês correspondente à data da última menstruação. Por exemplo: se a DUM for 12/11, a data provável do parto será no dia 12+7 e mês 11-3, ou seja, dia 19/08. Se a soma do dia com o 7 ultrapassar 31, parte-se para o mês seguinte, e retira-se então 2 do mês da DUM.

Exemplo: DUM de 30/10 a data provável do parto será 06/08, isso porque 30+7 seria 37, mas esse dia não existe e o ultimo é 31, assim avançamos 6 dias no mês seguinte e retira-se 2 do 10. Sendo o resultado final 06/08.

Parece complicado, mas agora que explicamos tudo pode ser bem simples. Gostou de saber mais sobre esse assunto e quer saber mais sobre a Maternidade Einstein? Então clique aqui agora mesmo e confira!

Leia mais

5 comentários em “Como calcular a idade gestacional?

  1. Bom dia, gostaria tanto de uma informação. Eu não tive um parceiro certo quando engravidei, então fiz a ultrassom em 11/12/2019 e constatou que eu estava naquele dia com 7 semanas e 4 dias, eu gostaria de saber se é possivel saber o dia que engravidei??

  2. Conta pela data da ultima mestruação … que dia foi sua ultima mestruação? Porque nao sabemos exatamento o dia correto da ovulacao por isso usa como referencia o primeiro dia da ultima mestruacao … exemplo: o primeiro dia da minha ultima mestruacao foi dia 3/10/2019 a concepcao é duas semanas depois dessa data entao provavelmente eu engravidei no dia 17/10/2019

  3. Boa tarde.
    Minha dúvida se refere a US, pela DUM a IG seria de 8 semanas, porém a US deu 6 semanas. Gostaria de saber se a US avalia da data da concepção ou de uma DUM fictícia!?
    Ex: Com controle de ovulação tive relação no dia 05/01 e 08/01, passado 15 dias fiz um beta positivo 165, aumentando em 48h para 363.
    Dum 26/12
    Na US em 17/2 estava de 6 semanas
    Essa data da US é do dia da provável concepção?!
    🙏 obrigada

  4. Bom dia! minha menstruação desceu dia 1 de novembro de 2019 e saiu com um rapaz dia 11 de novembro, mas fiz uma ecografia e na mesma ta dando 20 semanas agora gostaria d saber qual a data q engravidei pra saber s é desse parceiro ou do anterior

Os comentários estão fechados.

error: Conteúdo protegido!