Confira como diminuir o consumo de açúcar

5 minutos para ler

O Brasil é um dos países que mais consome açúcar em todo o mundo, de acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A verdade é que, embora seja muito saborosa, o excesso do consumo da sacarose, conhecida comumente como açúcar, pode ser prejudicial para a saúde. Como sabemos, uma alimentação saudável é essencial para que possamos nos manter sempre ativos e com qualidade de vida.

Está pensando em diminuir o consumo de açúcar ou quer saber mais sobre as possíveis consequências desse ingrediente para o organismo? Continue a leitura e tire as suas principais dúvidas sobre esse tema!

Qual é a quantidade máxima de açúcar a ser consumida no dia a dia?

A quantidade ideal de consumo de açúcar depende de cada organismo. Alguns fatores — como a idade, o estado geral de saúde, o peso e a altura do indivíduo avaliado — podem influenciar.

Esse consumo pode variar de 5 a 10% do valor energético total. Ou seja, levando em consideração uma dieta de 2 mil calorias diárias, a pessoa deveria ingerir em torno de 25 a 50 gramas de açúcar. Isso equivale a mais ou menos duas a quatro colheres de sopa rasa respectivamente.

Quais são os riscos do consumo excessivo de açúcar?

Antes de descobrirmos quais são as maneiras de reduzir o consumo desse ingrediente, que tal verificarmos alguns dos possíveis malefícios do seu consumo excessivo para a saúde? Veja, a seguir!

Triglicérides

Para controle dos níveis de triglicérides, deve-se evitar o consumo excessivo de açúcares, doces em geral, massas, pães, arroz, batatas, além das bebidas alcoólicas. Deve-se também moderar o consumo de gorduras.

Obesidade

A obesidade é uma doença sistêmica, ou seja, que afeta todo o corpo. Pessoas com sobrepeso acentuado sofrem consequências ósseas, cardiovasculares, respiratórias e de vários outros sistemas e órgãos. Sua ocorrência pode estar associada à ingestão exagerada de açúcar.

Saúde bucal

Por fim, é importante ressaltar a relação entre o açúcar e o surgimento de problemas bucais, como as cáries. Se progredirem sem tratamento, elas podem ocasionar doenças periodontais e, até mesmo, levar à perda dos dentes acometidos.

Como diminuir o consumo de açúcar?

Agora, confira algumas dicas para que a redução do consumo de açúcar seja possível no seu dia a dia. Vamos lá!

Evite alimentos processados

Alimentos processados são fabricados pela indústria com a adição de alguma substância de uso culinário a alimentos in natura para torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar. Nem sempre eles fazem mal a nossa saúde, mas é preciso ter atenção na hora de comprá-los.

Dentro dos processados, há classes como os ultraprocessados. Estes são formulações industriais feitas tipicamente com cinco ou mais ingredientes. Em geral, são pobres nutricionalmente e ricos em calorias, açúcar, gorduras, sal e aditivos químicos, com sabor realçado e maior prazo de validade. Evite, então, rótulos com muitos ingredientes que você não sabe o que são.

Atenção às bebidas açucaradas

Bebidas açucaradas, como sucos, achocolatados e refrigerantes industrializados, podem conter grande quantidade de açúcar

Sendo assim, prefira bebidas naturais, que vão fornecer fibras e outros nutrientes importantes para a saúde.

Atenção ao consumo de carboidratos simples

Carboidratos simples carecem de nutrientes importantes, como fibras, vitaminas e minerais. Esse tipo de carboidrato é digerido e absorvido rapidamente pelo organismo, o que pode diminuir a sensação de saciedade (ou ter fome mais depressa). Exemplos de alimentos com carboidratos simples: farinha refinada, açúcar, mel, refrigerantes, sorvetes, chocolates e doces de forma geral, entre outros. 

Sempre que possível, evite-os e prefira as opções integrais, que são boas fontes de fibra e têm mais nutrientes.

Use as frutas como alternativa

Quer um docinho? Invista em uma fruta! Elas também têm açúcar, mas são extremamente saudáveis, ricas em vitaminas e minerais, e essenciais para que possamos ter uma vida saudável e cheia de energia.

Vá aos poucos

Por fim, pegue leve. Se você está muito habituado a comer grandes quantidades de açúcar, não tire tudo de um dia para o outro — as chances de você desistir das mudanças é bem grande, assim.

Mudando sua rotina de forma gradual, descobrindo novos sabores e reeducando o modo de se alimentar. Essa é a melhor maneira de implementar qualquer tipo de alteração em nosso cotidiano!

Lembrando que não é proibido consumir açúcar. Uma alimentação saudável não deve ser extremamente restritiva, mas sim, equilibrada. A dica é diminuir o consumo dentro dos seus limites e fazer, sempre que possível, substituições para o açúcar.

Uma boa dica é usar o açúcar demerara ou mascavo, no lugar do refinado. Apesar de serem calóricos, eles mantêm alguns dos seus nutrientes originais e são menos nocivos para o bem-estar.

Gostou de conhecer essas dicas para diminuir o consumo de açúcar? Agora é com você! Coloque as informações em prática no seu dia a dia e sempre busque uma alimentação equilibrada, que traga prazer e saúde para o seu cotidiano.

Para não perder outras dicas para uma vida saudável, siga nossas páginas nas redes sociais! Você pode nos encontrar no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e LinkedIn e ficar por dentro de todas as informações necessárias para o seu bem-estar. Nos vemos por lá!

Posts relacionados