O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco como é popularmente conhecido, é uma emergência médica na qual o fluxo de sangue em direção ao músculo do coração é interrompido de forma súbita e intensa. Em geral, isso ocorre pela formação de placas de gordura (aterosclerose) ou coágulos.
Diante desse cenário, reconhecer um infarto para, então, iniciar o atendimento de urgência é essencial para garantir o bem-estar do paciente e diminuir o risco de morte.
Vídeo: Como saber se é infarto?
Sinais do infarto
Entre os sintomas mais tradicionais de um ataque cardíaco estão:
- Dor no tórax;
- Dor irradiada ou formigamento no braço esquerdo e na mandíbula;
- Suor frio;
- Palidez;
- Falta de ar;
- Sensação de desmaio ou desmaio
- Náuseas ou vômitos;
- Dor abdominal;
- Palpitações
Normalmente, antes do episódio do infarto em si, a pessoa pode apresentar, em dias anteriores, alguns desses sintomas. Isso pode servir de alerta para buscar ajuda médica de forma precoce.
Como buscar e prestar socorro
Ao identificar os sintomas de um infarto, encaminhe a pessoa imediatamente a um hospital para que possam ser feitos os procedimentos de emergência. Caso seja necessário, acione o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192.
Vale destacar que, se a vítima de infarto for você mesmo, não é recomendado tentar dirigir. Nesse caso, procure por ajuda ou ligue diretamente para o Samu.
Até a chegada dos paramédicos, algumas precauções devem ser tomadas:
- Afrouxar as roupas da pessoa;
- Impedir que o indivíduo faça grande esforço físico;
- Não oferecer nada para comer ou beber.
Se a pessoa perder a consciência antes da chegada da emergência e não apresentar respiração é indicado começar as manobras de ressuscitação cardiopulmonar.
Revisão técnica: Luiz Antônio Vasconcelos (CRM 124.634/RQE 75628), médico especialista em Clínica Médica, Medicina Interna, Cardiologia e Ecocardiografia. Cardiologista e clínico das unidades de pronto atendimento e do corpo clínico do Hospital Albert Einstein.