Dicas gerais para enfrentar a quarentena e o isolamento social

2 minutos para ler

Por dr. Gilbert Sung Soo Bang, fisiatra, especialista em medicina física e reabilitação, e Helena Bruna Bettoni Volpato, Lucimara Francisconi, Alexandre Barra de Souza e Cesar Augusto da Silva, fisioterapeutas do Hospital Israelita Albert Einstein/ CRM-SP 91.437

Em tempos de transformações provocadas pela pandemia, muitos passaram a trabalhar em casa e a postura adotada pode favorecer episódios mais frequentes e intensos de dores musculares e articulares.

A prevenção está relacionada ao comportamento e simples atitudes no dia a dia. É fundamental se manter ativo durante este período praticando regularmente uma atividade física de sua preferência além de cuidar de sua rotina em relação aos horários de alimentação e sono, por exemplo.

A prática de exercício e o cuidado postural auxilia no controle emocional e melhora a consciência corporal. Busque atividades de estímulo mental de sua preferência como, por exemplo, oração, meditação e yoga, para abordagem global de sua saúde. Há diversos aplicativos e profissionais da área que estão disponíveis para te auxiliar com segurança.

Cuidar do novo ambiente de trabalho também é cuidar da saúde. Procure se acomodar em local bem iluminado, silencioso, ventilado e que favoreça a postura adequada. Ajuste a altura do monitor, da cadeira, evite cruzar as pernas e passar muito tempo usando o aparelho celular. Faça intervalos regulares para diminuir a sobrecarga muscular e nas articulações. Ter atenção à sua carga de trabalho e hábitos de vida é muito importante.

Mexa-se! A vida é movimento!

Leia mais