Sair para passear com um recém–nascido pode ser bom tanto para a mãe quanto para o bebê. No entanto, é importante tomar algumas precauções e restrições a fim de preservar a saúde de ambos. Confira as dicas abaixo.
Quanto mais novo o bebê é, mais imaturo é seu sistema imunológico e ele estará mais sujeito a pegar algum agente (doença) proveniente de outras pessoas. Portanto, o ideal é que todo recém-nascido seja resguardado de ambientes tumultuados, barulhentos e aqueles onde há grande circulação de pessoas durante as primeiras semanas de vida.
O mais indicado é que permaneça em casa, pois ainda é muito frágil. A mãe ainda está se recuperando e se adaptando a uma nova rotina e horários das mamadas. A única saída indicada é a visita ao pediatra.
Passadas as primeiras semanas, a família poderá passear com seu bebê, evitando locais cheios ou aqueles com aparelhos de ar-condicionado muito frios (restaurantes, por exemplo).
Os locais mais indicados para passear são ao ar livre, preferencialmente no período entre oito e dez horas e após às 16 horas.
Nunca deixe o seu bebê sozinho em locais públicos. Não solicite ou aceite auxílio de estranhos, nem permita que estranhos toquem em seu bebê, por questões de higiene e de segurança.
Leia também o post com dicas para que o bebê tenha um sono seguro.