A insolação, a desidratação e as viroses podem estragar o seu Carnaval. Alguns cuidados, então, são fundamentais para a folia não terminar mais cedo. Confira as dicas da médica Evelyne Lyra da Costa, do Pronto Atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein.
A insolação é um problema decorrente da exposição ao sol e a altas temperaturas. O organismo desidrata, perde líquido e a pessoa começa a apresentar vários sintomas, como sensação de mal-estar, dor de cabeça, náusea e até mesmo desmaio.
Como se proteger durante o Carnaval?
Proteger-se do sol é regra básica para o Carnaval. Bonés, chapéus, sombrinhas, roupas leves e protetor solar são itens obrigatórios para qualquer folião. Capriche!
Boca seca ou sede excessiva são sinais de alerta para desidratação. Observe também quadros de indisposição, dor de cabeça e até rebaixamento do nível de consciência. Idosos e crianças merecem mais atenção.
Hidrate-se! Não esqueça de levar a sua garrafinha de água, além de consumir bebidas alcoólicas e energéticos com moderação. O consumo de álcool requer cuidado. Bebidas alcoólicas não devem ser consumidas para hidratação. Dê preferência para bebidas naturais, como água e sucos. Isotônicos também são uma boa sugestão para manter-se hidratado.
O isopor e o gelo são fontes de contaminação?
Pode parecer frescura, mas leve a sua própria garrafinha de água. Isopores e gelo podem ser fontes de contaminação. Caso leve o seu próprio isopor ou cooler, não esqueça de higienizá-lo – ele pode contaminar bebidas e alimentos. O mesmo para o gelo que, ao derreter, também pode ser fonte de contaminação. Preserve os alimentos e bebidas da maneira correta!
Sai para lá virose!
As doenças virais são as doenças mais comuns nos pronto atendimentos e hospitais. Os sintomas são muito variados. Existem várias formas de apresentação das viroses, mas as principais são o acometimento do sistema respiratório, na qual a pessoa pode apresentar coriza, congestão, tosse, dor de garganta, ou do sistema gastrointestinal, com quadros de dor abdominal, cólica, diarreia, náusea e vômitos.
As viroses são muito mais fáceis de contrair em aglomerados, grandes concentrações de pessoas. Algumas formas de preveni-la são: lavar sempre as mãos, não compartilhar talheres e copos e ter cuidado ao tossir ou espirrar.
Fique por dentro de mais dicas para o carnaval clicando aqui.
Revisão técnica: Evelyne Lyra da Costa, médica do Pronto Atendimento da Unidade Ibirapuera do Einstein.