Descubra quais são os alimentos ricos em fibra

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Muito se fala sobre a importância do consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais. Sem dúvida, esse é um cuidado indispensável para a saúde. No entanto, esses não são os únicos nutrientes que devem fazer parte da nossa alimentação

Os alimentos ricos em fibras também são importantes, pois são essenciais para a regulação do funcionamento do organismo como um todo — e não estão relacionados apenas com a regulação do intestino. 

Então, para que elas servem, afinal? Quais são os alimentos mais ricos em fibras? Como consumi-las de forma adequada, sem prejudicar o organismo? Confira as respostas para todas essas perguntas a seguir.

O que são as fibras?

As fibras alimentares podem ser definidas como um conjunto de substâncias derivadas de vegetais que são resistentes à digestão e à absorção no intestino. Ou seja, a fibra é uma parte do alimento que não é absorvida e passa direto pelo intestino. 

Elas podem ser solúveis, interagem com a água, ou insolúveis, quando não dissolvem em água. 

Quais são os seus benefícios para a saúde? 

Veja, a seguir, algumas das vantagens que o consumo de fibras traz para a nossa saúde. 

Melhora da função intestinal

O benefício mais conhecido do consumo de fibras é a manutenção da saúde intestinal. Com elas, o sistema digestivo funciona melhor, pois além de estimular o crescimento de bactérias benéficas, as fibras previnem a constipação (prisão de ventre). 

Saúde cardiovascular

A ingestão regular de fibras está associada à melhora da saúde cardiovascular. Resultados de estudos mostraram que o consumo de grãos integrais está relacionado com um menor risco para o desenvolvimento de doença arterial coronariana, assim como uma redução do colesterol total, especialmente o ruim (LDL). 

Melhora da imunidade

Uma das propriedades das fibras solúveis é a fermentação, aumentando favoravelmente a microbiota intestinal, o que causa a inibição do crescimento de bactérias patogênicas. Com isso, o sistema imunológico do órgão também se torna fortalecido, prevenindo casos de infecção gastrointestinal e, até mesmo, câncer de cólon. Dessa forma, você fica menos exposto a algumas doenças. 

Controle de diabetes

O controle glicêmico (dos níveis de açúcar no sangue) é um dos principais desafios quando o assunto é diabetes. Felizmente, o consumo regular de fibras está associado à redução das taxas de glicose. 

Emagrecimento saudável

Estudos mostraram que a ingestão de fibras e vegetais apresentou um efeito protetor contra o excesso de peso corporal. Seu consumo diário aumenta a saciedade, ou seja, faz com que tenhamos menos fome após as refeições e, consequentemente, permite um emagrecimento mais saudável e equilibrado, sem grandes desafios e sacrifícios.

Quais são os alimentos ricos em fibras?

Agora, é hora de conhecermos os alimentos ricos em fibras e ver como podemos consumi-los em nossa rotina!

Cereais

Os cereais apresentam uma das principais fontes de fibra. Esse grupo inclui alimentos como arroz integral, aveia, trigo, milho e granola (mistura de cereais). Podem ser consumidos nas principais refeições ou, também, como complementos, em saladas de frutas ou vitaminas (smoothies). 

Grãos

Entre os grãos, encontramos o grão-de-bico, ervilha, lentilha, quinoa e soja. As suas fibras também podem ser consumidas como prato principal ou utilizadas no preparo de hambúrgueres e outras receitas.

Sementes

As sementes (linhaça, chia, gergelim, semente de girassol, entre outras) são outra excelente fonte de fibras. Elas podem ser facilmente adicionadas em qualquer preparo, a fim de trazer mais saciedade para as refeições. 

Leguminosas

Essa é uma classe de alimentos que inclui ingredientes como: lentilha, ervilha, grão-de-bico, amendoim e todas as variedades do feijão. Vale a pena adotá-los em suas refeições diariamente!

Frutas

Frutas são, em geral, uma fonte rica e completa em fibras e outros nutrientes. Por isso, sempre prefira ingeri-las integralmente, no lugar de fazer sucos. Na versão triturada das frutas, pode ocorrer a perda das fibras. 

Há riscos para o consumo de fibras?

As fibras são substâncias seguras. No entanto, o seu consumo inadequado pode, sim, trazer prejuízos para a saúde. 

Para que as fibras cumpram a sua função digestiva, é fundamental que o corpo esteja devidamente hidratado. Quando tomamos pouca água, e comemos muitas fibras, podemos ter um efeito rebote. O organismo pode se tornar mais lento, e a constipação (prisão de ventre) pode acontecer. Ou seja, capriche, também, ao longo do dia, no consumo de líquidos. 

Agora que você já conhece os alimentos ricos em fibras, e sabe como eles podem ajudar a sua saúde, não perca tempo e os inclua o quanto antes na sua dieta. Lembrando sempre de manter o organismo bem hidratado, combinado?

Conhece alguém que poderia se beneficiar com essas informações? Então espalhe as dicas e compartilhe a postagem, agora mesmo, em suas redes sociais. Quem sabe outras pessoas também não se tornam mais saudáveis com o consumo de fibras no dia a dia? 

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