Dia Internacional da Cruz Vermelha: saiba mais sobre essa atividade

6 minutos para ler

Existem organizações que são criadas para auxiliar a sociedade em momentos de vulnerabilidade. Um exemplo bastante evidente é a Cruz Vermelha, uma organização internacional cujo objetivo é prestar socorro e proteger os feridos, enfermos, prisioneiros e refugiados, tanto em situações de guerra quanto de paz.

Além disso, a Cruz Vermelha também atende o bem público, a assistência social e a educação, realizando todas as práticas necessárias para evitar moléstias, melhorar a saúde, oferecer orientações e amenizar o sofrimento dos habitantes do nosso planeta.

Foi fundada no dia 8 de agosto de 1863 e, desde então, ganhou três prêmios Nobel da Paz (em 1917, 1944 e 1963) pelas ações prestadas às pessoas vulneráveis de todo o mundo.

Confira o conteúdo para saber mais sobre o Dia Internacional da Cruz Vermelha e como essa organização atua desde a sua fundação.

Quando é o dia internacional da Cruz Vermelha?

O Dia Internacional Da Cruz Vermelha é comemorado em 8 de maio em homenagem ao seu fundador, Henry Dunant, que nasceu em 8 de maio de 1828, na Suíça. Dunant foi um grande ícone do voluntariado mundial, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1901. E a data tem por propósito a conscientização sobre a importância da ajuda humanitária.

O conflito que incentivou Dunant a criar a instituição comunitária foi a Batalha de Solferino, na Itália, onde milhares de soldados foram feridos — evento que fez o filantropo abandonar a sua viagem de negócios para prestar atendimento às tropas. Esse foi o princípio de uma ação humanitária que logo se tornaria mundial.

No Brasil, a Cruz Vermelha surgiu em 1907 por intermédio do Dr. Joaquim de Oliveira Botelho, em parceria com diversos profissionais de saúde. No entanto, a sede da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) foi estabelecida em 1908, no Rio de Janeiro, tendo como primeiro presidente o Sanitarista Oswaldo Cruz.

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi criado o grupo “Damas da Cruz Vermelha Brasileira”, que era composto por enfermeiras voluntárias da organização. Para dar maior visibilidade ao projeto, em março de 1916, foi fundada a Escola de Enfermeiras, que é administrada pela Sede da CVB no Rio de Janeiro.

Quais são os princípios da entidade?

As ações da Cruz Vermelha são realizadas por voluntários que seguem sete princípios fundamentais, como:

  1. Humanidade: ajudar todas as pessoas feridas dentro e fora dos locais de guerra, a fim de minimizar o sofrimento humano, garantir respeito e promover a paz entre os povos.
  2. Imparcialidade: desconsiderar ideologias e nacionalidades na hora de prestar auxílio, que deve ser dado a todo e qualquer indivíduo da mesma forma e eficiência.
  3. Neutralidade: limitar a atuação somente à prestação de suporte médico e humanitário, não tomando parte ou opinião sobre qualquer aspecto dos fatos.
  4. Independência: conservar a autonomia da entidade diante das imposições e leis dos Estados, de modo a garantir sua independência governamental.
  5. Voluntariado: o trabalho exercido pelos membros da Cruz Vermelha deverá ser exclusivamente voluntário e desinteressado, ou seja, sem fins lucrativos.
  6. Unidade: a entidade não pode se dividir ou formar grupos incompatíveis entre si. Assim, cada país deve ter uma única sociedade associada à instituição.
  7. Universalidade: a Cruz Vermelha deve atuar em todo o mundo em igualdade, sem restrições territoriais ou opção por determinadas regiões.

Essa organização é de extrema importância para as pessoas, pois já salvou milhões de vidas em todo o planeta graças aos muitos voluntários espalhados pelo mundo todo.

Como ela atua?

Como mencionado no tópico anterior, a Cruz Vermelha é uma instituição independente, ou seja, corresponde a uma rede de assistência humanitária que protege pessoas em condições de emergência. Marca presença em momentos de crise, desastres ou qualquer condição de vulnerabilidade humana.

Seu objetivo é garantir a proteção de todos os seres humanos independentemente de sua crença, classe social, nacionalidade, ideologia, religião ou qualquer outro enquadramento social — por isso é considerada uma organização que preza pela neutralidade.

Como é feita a divisão de trabalho da Cruz Vermelha?

Hoje, a entidade é dividida em três fontes com objetivos distintos:

  1. Comitê Internacional da Cruz Vermelha: é o segmento original que presta atendimento médico-hospitalar a pessoas feridas em conflitos armados e auxilia populações afetadas.
  2. Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho: surgiu em 1919 e, desde então, coordena as atividades e unifica a comunicação das operações da instituição pelo mundo.
  3. Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho: corresponde às sedes da Cruz Vermelha em cada um dos 192 países. Cada instituto representa um país onde a entidade opera.

Embora a Cruz Vermelha tenha surgido para atender zonas de guerra, ela também presta socorro em outras condições. Em locais afetados por desastres naturais, os voluntários atuam para aliviar o sofrimento das pessoas.

Quais são os símbolos de identificação da Cruz Vermelha?

Existem três emblemas que representam a mesma instituição. Conheça-os a seguir:

  1. Cruz Vermelha: o símbolo em formato de cruz que representa a entidade remete à sua origem histórica, isto é, trata-se da inversão de cores da bandeira da Suíça, país em que foi idealizada, mas também foi escolhido por ser facilmente identificado durante as ações de auxílio e resgate.
  2. Crescente Vermelho: foi adotado durante a guerra entre a Rússia e a Turquia. Embora muitas pessoas respeitem o uso da cruz vermelha, alguns adeptos achavam que ela seria uma afronta aos combatentes muçulmanos.
  3. Cristal Vermelho: é a simbologia mais nova. Foi adotada em 2005 para amparar nações que não quisessem adotar os outros dois símbolos e multiplicar forças à rede.

Todos esses são emblemas que representam a presença deste movimento internacional e a sua missão de proteger todas as pessoas do planeta.

Qual a importância da instituição?

A Cruz Vermelha foi idealizada para incentivar a organização de todos os países, especialmente os mais carentes e conflitantes, diante de situações de vulnerabilidade humana. Nesse sentido, a atuação dessa entidade é de grande importância para todas as pessoas. Com cerca de 97 milhões de voluntários no mundo todo, a entidade marca presença em 192 países.

Como visto, o Dia Internacional da Cruz Vermelha é uma forma de homenagear e conscientizar as pessoas do mundo todo a respeito da necessidade de prestar auxílio humanitário em situações de vulnerabilidade. Graças ao surgimento dessa instituição, milhões de pessoas têm a chance de seguir em frente.

Aproveite o gancho da leitura para conhecer mais um evento que é comemorado internacionalmente. Conheça o Dia Mundial da Conscientização do Parkinson.

Posts relacionados