Dia Internacional da Síndrome de Down terá como tema “conectar”

2 minutos para ler

O Dia Internacional da Síndrome de Down já é data fixa nos calendários e acontece sempre no dia 21 de março. Neste ano, o tema escolhido para ser abordado, segundo a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, é “Conectar” . 

A ideia é que isso funcione como incentivo para que as pessoas com síndrome de Down, famílias, defensores, profissionais e organizações celebrem a data com suas próprias atividades, se conectando e trazendo notoriedade para o tema de forma segura.

Mas o que é síndrome de Down?

Ela é uma alteração genética causada por uma falha durante a divisão celular, que ocorre logo no início da gestação, ainda na fase embrionária. Ao invés de dois cromossomos 21, os portadores da síndrome acabam tendo três.

Por ter origem genética, ela não pode ser revertida. O exame Cariótipo em sangue periférico, realizado pela Genomika Einstein, pode ajudar na identificação da condição após o nascimento.

“O exame consiste no estudo de alterações cromossômicas numéricas e/ou estruturais. Ele é indicado no caso de suspeita de síndrome congênita ou alteração cromossômica em neonatos com múltiplas anomalias congênitas”, afirma João Bosco Oliveira, fundador da Genomika Einstein. O exame possui cobertura obrigatória por planos de saúde.

Leia mais