Dicas de segurança para quando chega um bebê na família

2 minutos para ler

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!

Por Dra. Romy Schmidt Brock Zacharias, Coordenadora Médica da equipe de Neonatologia do Hospital Israelita Albert Einstein / CRM SP 94 608

O nascimento de uma criança muda a rotina da casa:

  • Nas primeiras semanas, os pais devem prestar atenção em uma série de recomendações para aumentar a segurança de seus filhos. A primeira delas é o transporte adequado no carro, em cadeira apropriada, no banco de trás e sempre de costas para o painel do carro.
  • O berço não deve conter almofadas, travesseiros, ou protetores e o recém-nascido deve ficar de costas para o colchão, posicionado de barriga para cima. Se necessário, use somente um cobertor ou lençol e prenda-o embaixo do colchão.
  • Para evitar queimaduras, verifique sempre a temperatura da água do banho e, se for necessário o uso de mamadeira ou copinho, certifique-se da temperatura do leite antes de oferecê-lo à criança.
  • Nunca deixe o recém-nascido sozinho em uma superfície sem proteção, como camas, sofás e trocadores, pois não são seguros e a qualquer momento o recém-nascido pode rolar e  cair.
  • Não ofereça qualquer tipo de medicação sem prescrição médica e fique atento a diferentes concentrações nas apresentações comerciais dos medicamentos. Em caso de dúvidas, procure seu médico de confiança.
Posts relacionados