A doença de Chagas, ou tripanossomíase americana, é um problema de saúde que afeta entre 6 milhões e 7 milhões de habitantes do planeta, principalmente nos países latino-americanos. Outros nomes menos usados são mal de Chagas ou chaguismo.
- Chikungunya: saiba mais sobre a doença e seus sintomas
- Dengue: 9 perguntas e respostas para você entender a doença
Causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, trata-se de uma doença transmitida a animais e seres humanos por meio de um inseto vetor bastante comum em regiões rurais, conhecido popularmente como barbeiro.
A maioria das pessoas com a doença de Chagas não sabe que está infectada devido à ausência de sintomas. A demora na busca de tratamento pode fazer com que a doença seja prolongada e, em casos mais graves, se torne vitalícia ou fatal.
Como é transmitida a doença de Chagas?
Os triatomíneos, insetos vetores da doença, são infectados ao sugarem o sangue de algum animal que já estava com o parasita Trypanosoma cruzi, e o eliminam por meio das fezes e urina em estruturas e objetos de barro, palha e palmeira. Quando o ser humano tem contato com esses dejetos, ocorre a transmissão vetorial.
Os barbeiros também podem picar humanos e passar o parasita pela corrente sanguínea. Outras formas de transmissão incluem a congênita (da gestante para o feto), a sanguínea (por meio de transfusões e transplantes de órgãos) e a oral (pelo consumo de alimentos crus e não higienizados que possuem o parasita).
É importante ressaltar que a doença de Chagas não é passada de pessoa para pessoa como se fosse um resfriado ou gripe, nem por contato casual com um gato ou cachorro infectado, por exemplo.
Sintomas da doença de Chagas
Existem duas fases: a aguda e a crônica. Nos sintomas da fase aguda, muitos pacientes nem sequer apresentam sinais de que estão infectados, e apenas exames laboratoriais conseguem detectar a presença do parasita.
Porém, algumas pessoas podem apresentar inchaço na pálpebra, principalmente entre crianças. Outros sinais incluem febre, dores pelo corpo, fadiga muscular, vômito, diarreia e perda de apetite.
Já na fase crônica, os pacientes podem ter complicações no sistema cardiovascular e alterações gastrointestinais, com dificuldade para se alimentar e evacuar. Se não tratada da forma adequada, a doença de Chagas pode levar à morte.
Diagnóstico
Ao sentir qualquer um dos sintomas citados, é importante procurar um médico, para que sejam solicitados exames de sangue que detectem a presença do Trypanosoma cruzi.
Também serão feitas perguntas durante a consulta para entender as condições em que o paciente esteve nos últimos dias, incluindo a moradia. Uma vez detectada a doença de Chagas, o indivíduo precisará fazer testes de rastreamento cardíaco, ou eletrocardiograma.
Tratamento e prevenção
O uso de medicamentos que eliminam a presença do parasita é indicado na fase inicial da doença, com recomendação médica. Além do tratamento, pacientes mais graves vão precisar de acompanhamento médico periódico.
Para prevenir é importante tomar medidas de controle do barbeiro, impedindo sua proliferação em áreas rurais. Entre elas, melhorar as condições habitacionais por meio de reboco em frestas e rachaduras, usar telas de proteção em janelas e portas, restringir a circulação de animais de estimação em determinados cômodos da casa e não estocar lenhas e telhas ao redor da residência.
Revisão técnica: João Gabriel Dias Pagliuso, Coordenador médico do Programa Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein