Doença meningocócica: principais informações

2 minutos para ler

Contaminação pode ser assintomática ou até mesmo matar em poucas horas.

Por Dr. Jacyr Pasternak, infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein / CRM SP 11 034

O que é doença meningocócica?

Doença meningocócica é a inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, chamada de meninges.

Sintomas de doença meningocócica

A doença pode causar essencialmente a meningite, com dor de cabeça, vômitos e alterações de consciência. Alguns casos mais raros e mais graves geram uma septicemia tão severa que nem meningite os pacientes chegam a desenvolver: eles têm um quadro com extensas manchas roxas em todo o corpo, febre alta e podem morrer poucas horas depois do início do quadro. Nos casos mais leves, nem se percebe a doença, mas a pessoa possui o germe e pode contaminar outras pessoas.

Tipos de doença meningocócica

Existem várias cepas e a doença costuma ser parecida em todas elas: A, B, C e outras.

Causas de doença meningocócica

Causada pela bactéria Neisseria meningitidis, que começa colonizando a orofaringe. Em seguida, pode passar para o sangue, causando infecção.

Como é transmitida a doença meningocócica?

A bactéria é contagiosa e dissemina-se por gotículas respiratórias.

Como é feito o diagnóstico?

Por meio da observação clínica dos sintomas, hemocultura e do exame de punção lombar. Testes moleculares no líquido cefalorraquidiano estão disponíveis e são muito melhores do que testes imunológicos que eram feitos antigamente, hoje considerados ultrapassados.

Qual é o tratamento indicado?

O tratamento com antibióticos é muito eficiente, desde que iniciado logo. Familiares e quem mora na mesma residência devem tomar antibióticos profiláticos que são diferentes dos utilizados no tratamento.

Como prevenir a doença meningocócica?

Existem vacinas específicas para cada cepa. Usadas em epidemias, a vacina para meningite B tem custo elevado e não está disponível na rede pública.

Posts relacionados