A paralisia do sono é uma condição que, geralmente, se manifesta pela primeira vez na adolescência e pode deixar muitas pessoas tensas na hora de ir para a cama.
O que é paralisia do sono?
A paralisia do sono é a sensação que ocorre na transição entre o sono e a vigília (e vice-versa), na qual a pessoa fica temporariamente incapaz de fazer qualquer movimento, inclusive abrir os olhos e falar. O episódio pode durar segundos ou mesmo alguns minutos, e geralmente provoca tensão e pavor.
Em alguns casos, pode ocorrer também asfixia e a sensação de pressão no peito. Isso pode acontecer quando a pessoa está adormecendo (paralisia do sono hipnagógica ou pré-dormital) e no momento do despertar (paralisia do sono hipnopômpica ou pós-dormital).
Existe diferença entre a paralisia do sono pré e pós-dormital?
Não, pois nos dois casos, o cérebro permanece ativo enquanto o corpo está em repouso.
Quem pode ter o problema?
Em um grupo de dez pessoas, até quatro podem apresentar episódios de paralisia do sono pelo menos uma vez na vida. Geralmente, o problema surge na adolescência, podendo ocorrer em qualquer idade e afetar mais de um membro da mesma família.
O que pode favorecer o aparecimento do problema?
Além do histórico familiar, vários fatores estão associados à paralisia do sono, tais como:
- Fumar, beber ou comer em excesso antes de dormir;
- Dormir de barriga para cima;
- Insônia;
- Alterações no sono devido a jet lag ou excesso de trabalho, por exemplo;
- Condições mentais como transtorno de ansiedade generalizada e transtorno do pânico;
- Estresse pós-traumático;
- Narcolepsia, um distúrbio crônico no qual a pessoa sente uma necessidade incontrolável de dormir, causada por uma falha na capacidade do cérebro de regular o sono.
Como a paralisia do sono é diagnosticada?
O diagnóstico geralmente se baseia no relato do paciente, mas em alguns casos, o médico pode solicitar uma polissonografia (PSG). Esse exame não invasivo é realizado enquanto o paciente está dormindo e permite verificar o que acontece no corpo durante esse período.
Como tratar a paralisia do sono?
A maioria dos casos não exige tratamento, mas é aconselhável procurar um médico quando os sintomas causam ansiedade e fadiga constante, prejudicando o desempenho escolar e profissional. Nestes casos, uma das primeiras recomendações médicas é estabelecer uma rotina de sono adequada, incluindo horários regulares de levantar e deitar. Além disso, o médico pode prescrever medicamentos para regular os ciclos do sono e tratar outros distúrbios associados à paralisia do sono.
Revisão Técnica: Luiz Antônio Vasconcelos, especialista em clínica médica, medicina interna, cardiologia e ecocardiografia. É cardiologista e clínico das unidades de pronto atendimento e do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein.