Foliculite: infecção ocorre em qualquer parte do corpo onde há pelos

3 minutos para ler

Foliculite é a infecção nos bulbos em que os pelos corporais crescem (folículos pilosos). Ela pode ocorrer em qualquer parte do corpo onde há pelos. Pequenas espinhas de ponta branca aparecem ao redor dos folículos. Elas podem coçar ou ser doloridas e geralmente se curam sozinhas após alguns dias.

O que causa a foliculite?

A foliculite tende a ser mais comum entre pessoas que sofrem de acne ou dermatite. Geralmente, acontece em decorrência de uma infecção por bactéria ou fungo, mas também pode ser causada por vírus e até mesmo por uma inflamação de pelos encravados.

Casos de foliculite profunda

Quando a inflamação na base do pelo atinge áreas mais profundas da pele, pode haver a formação de furúnculos, que são lesões elevadas com pus amarelado. Nesse caso, as partes atingidas ficam sensíveis e doloridas. Se necessário, o médico pode drenar a infecção com uma pequena incisão. 

Pseudofoliculite da barba

A pseudofoliculite da barba é uma reação da pele normalmente provocada pela lâmina de barbear. Não é uma condição infecciosa, por isso leva o prefixo “pseudo”. Para evitar essa inflamação, é recomendável trocar a lâmina pelo barbeador elétrico. 

Outros cuidados a serem tomados é o uso de água morna ao barbear-se e passar o barbeador no sentido do crescimento dos pelos, o que irrita menos a pele. Após fazer a barba, é recomendável passar um hidratante sobre o rosto.

Como é o tratamento para foliculite?

Os casos leves de foliculite, que são maioria, costumam se curar sozinhos. Medicamentos podem ser necessários em casos graves para evitar a perda definitiva do pelo ou a formação de uma cicatriz. O tratamento deve ser receitado por um dermatologista. Dependendo da origem da foliculite, o médico irá receitar um tratamento tópico com antibiótico, corticosteroide ou antifúngico. 

Cuidados para prevenir a foliculite

A foliculite tende a aparecer frequentemente na mesma parte do corpo, muitas vezes devido à irritação causada por hábitos, como o ato de fazer a barba contra a direção do crescimento dos pelos ou o excesso de higienização. Alguns hábitos que podem ajudar a evitar a foliculite incluem:

  • Manter a pele limpa, seca e livre de escoriações ou irritações;
  • Evitar o uso frequente de produtos antissépticos que secam a pele e eliminam as bactérias protetoras;
  • Manter a pele hidratada;
  • Usar gel de barbear, espuma ou sabão para evitar cortes.

Revisão técnica: João Roberto Resende Fernandes, médico do pronto atendimento e corpo clínico, preceptor da residência em Clínica Médica do Hospital Israelita Albert Einstein.

Posts relacionados