Hérnia de disco: o que é e como tratar?

3 minutos para ler

Hérnias são condições nas quais um órgão ou tecido se desloca através de um orifício. No entanto, o uso mais comum do termo é para se referir a duas condições distintas: a hérnia de disco e as hérnias abdominais.

Hérnias de disco ocorrem quando os anéis cartilaginosos que separam as vértebras, ou parte destes anéis, saem da posição normal, pressionando os nervos que emergem da coluna. Por esse motivo, em muitos casos, a dor provocada pela hérnia na coluna é sentida em outras partes do corpo, especialmente nos braços e nas pernas.

Além disso, elas também são chamadas de hérnia discal lombar, ou hérnia lombar, e acometem de 2% a 3% da população.

O que são os discos?

São estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico, que separam as vértebras, evitando o atrito entre elas e amortecendo o impacto gerado pelo movimento do corpo. Por isso, são chamadas de discos intervertebrais. Dentro das vértebras, há um canal por onde a medula espinhal passa.

Por que os discos intervertebrais formam hérnias?

Os discos se desgastam ao longo do tempo e devido ao uso repetitivo, tornando mais fácil o deslocamento de sua posição habitual e formando as hérnias. Esse problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, pois são áreas mais expostas ao movimento e suportam mais carga.

Quais os sintomas da hérnia de disco?

A hérnia de disco pode apresentar ausência de sintomas ou causar dor de leve a intensa, a ponto de se tornar incapacitante. Os sintomas estão relacionados à região onde a hérnia se encontra e à compressão da raiz nervosa que emerge da coluna.

Os sintomas mais frequentes são:

  • formigamento com ou sem dor;
  • dor na coluna;
  • dor na coluna e na perna;
  • dor apenas na perna ou na coxa (nesses casos, geralmente em decorrência da compressão do nervo ciático);
  • dor na coluna e no braço;
  • dor apenas no braço.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta os sintomas relatados e o exame clínico. Exames como raio-x, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e a região da coluna onde está localizada a hérnia.

Qual é o tratamento para hérnia de disco?

As hérnias de disco localizadas na coluna lombar, em geral, respondem bem ao tratamento com analgésicos, anti-inflamatórios, repouso e sessões de fisioterapia. Esse abordagem é conhecida como “tratamento conservador”. No entanto, a cirurgia é indicada em uma minoria dos casos, como em situações onde o paciente não responde ao tratamento conservador e nos casos mais graves de compressão do nervo.

Posts relacionados