Ibuprofeno: para que serve e quais seus efeitos colaterais?

3 minutos para ler

O ibuprofeno é um princípio ativo que estimula a redução da concentração de substâncias responsáveis por sintomas de inflamação, febre e dor no corpo. 

Disponível em diferentes formulações, os médicos costumam recomendar esse medicamento para tratar diferentes sintomas. Por exemplo:

  • Dor de cabeça; 
  • Dor nas costas;
  • Dor muscular;
  • Enxaqueca;
  • Cólica menstrual;
  • Gripes e resfriados comuns;
  • Artrite;
  • Dor de dente.

Embora seja comercializado nas farmácias como um remédio isento de prescrição, o que significa que não exige apresentação de receita para compra, vale lembrar que a automedicação nunca é recomendada.

O acompanhamento médico garante um tratamento mais eficaz, com delimitação de número de dias e frequência para fazer seu uso, bem como atenção às suas contraindicações.

Como usar o ibuprofeno?

No Brasil, o medicamento pode ser consumido em gotas, comprimidos ou cápsulas. Sua ingestão deve ser feita com água ou leite, nunca com sucos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas, já que esses líquidos podem interagir quimicamente com o composto, alterando sua forma de absorção ou mesmo seu efeito, que pode ser enfraquecido ou até potencializado. 

O material deve ser engolido por inteiro, sem mastigação ou quebra na boca, pois isso representaria risco de irritação à região. 

Em outras regiões pelo mundo, como no Reino Unido e nos Estados Unidos, o ibuprofeno pode ser encontrado também nos formatos de gel e spray. Nesses casos, o remédio é aplicado e massageado sobre a pele. 

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais conhecidos mais comuns incluem:

Além deles, mais raramente o paciente pode apresentar sangue nas fezes (um sinal de sangramento intestinal), alterações na visão, erupção cutânea e falta de ar. Nesses casos, deve-se parar imediatamente o uso do medicamento e buscar ajuda médica o quanto antes.

Contraindicações

O ibuprofeno é contraindicado a menores de 12 anos e grávidas. Outros grupos que não devem fazer uso do remédio são aqueles alérgicos a anti-inflamatórios, indivíduos com histórico de úlcera gastroduodenal ou estomacal e pessoas com insuficiência hepática, renal ou cardíaca. 

É importante destacar ainda que esse produto pode interagir com antidepressivos. Converse com seus médicos antes de fazer uso do ibuprofeno, pois ele pode levar à formação de hematomas ou até a episódios de sangramento.


Revisão técnica:  João Roberto Resende Fernandes (CRM-SP 203006 / RQE 91325), médico do Pronto Atendimento e Corpo Clínico, especialista em Clínica Médica do Hospital Israelita Albert Einstein. 

Posts relacionados