O que é insônia?
A insônia é definida como qualquer dificuldade em iniciar ou manter o sono durante a noite – alguns pacientes descrevem como a demora para conseguir dormir, outros acordam várias vezes durante a noite e, ainda, há aqueles que despertam no meio da madrugada e não conseguem retomar o sono.
Quais são os principais sintomas?
Pacientes com insônia normalmente apresentam sintomas diurnos, como fadiga, cansaço e déficit de concentração, levando a um impacto negativo na qualidade de vida. Existem algumas evidências que, além dos sintomas relacionados ao cansaço pelas noites mal dormidas, pacientes com insônia crônica (com sintomas acima de 3 meses) apresentam um risco aumentado para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
A insônia normalmente acomete pacientes com tendência a estar hiperalerta. As situações de estresse podem desencadear o quadro; mas, também, podem fazer parte dos sintomas de outras doenças, como apneia do sono, síndrome das pernas inquietas, doenças clínicas e psiquiátricas, entre outras.
Como a insônia é diagnosticada?
O diagnóstico da insônia é feito pelas queixas clínicas dos pacientes. Deste modo é fundamental a identificação de fatores que possam ter desencadeado e podem estar perpetuando o quadro. A polissonografia (exame do sono) auxilia na identificação de outros possíveis distúrbios do sono que poderiam estar agravando ou precipitando o quadro de insônia, e que necessitem de tratamento.
O tratamento da insônia deve ser individualizado e de forma geral inclui medidas comportamentais (higiene do sono, medidas que reduzam o hiper alerta e terapia cognitivo comportamental, dentre outras), o tratamento de outras doenças concomitantes que possam precipitar ou agravar o quadro, e o tratamento medicamentoso quando necessário.
Quer ler mais assuntos sobre outras doenças? Navegue pelo blog do Vida Saudável.