Você sabe o que é Birads?

3 minutos para ler

Sistema indica as chances de haver câncer de mama. Saiba mais sobre o Birads agora mesmo!

Por Dr. Felipe Ades, oncologista do Centro de Oncologia e Hematologia Einstein / CRM SP 168 018

A sigla se refere a Breast Imaging Reporting and Data System, sistema adotado para estimar qual a chance de determinada imagem da mamografia ser câncer. Variando de 0 a 6, o Birads ajudar a orientar a conduta médica.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!

Importância da Mamografia

A mamografia é um exame extremamente importante para todas as mulheres. É o único que, comprovadamente, é capaz de detectar o câncer de mama em estágio inicial, possibilitando, assim, um tratamento mais eficaz e com maiores chances de cura. Às vezes, em casos de dúvidas na mamografia ou em mulheres mais jovens, pode-se associar o uso de ultrassonografia.

Desde a introdução da mamografia, o número de mortes por câncer de mama teve uma redução de cerca de 30%. Por isso, vale um alerta: cuidado com informações improcedentes que circulam em alguns meios de comunicação e na internet.

Há pessoas dizendo que a mamografia faz mal porque aparecem mais casos de câncer em países onde se faz mais mamografia. Ora, isso é natural e esperado. Como diz o ditado: “quem procura acha” – e, neste caso, é interessante achar antes. Quanto mais cedo se detecta o câncer, menor será o seu tamanho e mais facilmente ele será curável.

Caso esse câncer não seja detectado por mamografia, anos depois ele estará grande, facilmente palpável na mama e, possivelmente, espalhado para os gânglios da axila. Em países que fazem mamografia de rotina há mais tempo, como Inglaterra, Noruega e Suécia, o número de mulheres que morrem por câncer de mama diminuiu bastante nos últimos anos.

Entenda o Birads

O resultado da mamografia é resumido no Birads (Breast Imaging Reporting and Data System, que, numa tradução livre, significa Sistema de Relatório de Dados sobre Imagem da Mama).  

O objetivo desse sistema é estimar qual a chance de aquela imagem da mamografia ser câncer. Ele não estima o grau de crescimento ou o tipo do tumor, nem dá dicas do tratamento. O Birads diz apenas “a chance de haver câncer, por este exame, é X por cento”.

A partir daí, o médico decidirá se há necessidade de outro exame complementar ou se a mulher segue o rastreamento normalmente, com nova mamografia no próximo ano.

birads
Mamografia normal (Birads 1)
birads
Mamografia com achado provavelmente benigno (Birads 3).
birads
Mamografia com nódulo provavelmente maligno (Birads 5).

A mamografia é um dos mais importantes exames de rastreamento de câncer e deve ser feita por todas as mulheres. Converse com seu médico e deixe seus exames em dia.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos vinculados à sua saúde? Então assine nossa newsletter agora mesmo e receba nossos conteúdos em seu e-mail!

Posts relacionados