O que fazer no caso de picada de aranha?

4 minutos para ler

Uma picada de aranha é uma reação comum na qual o aracnídeo ataca para se proteger de uma ameaça. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo e, na maioria dos casos, causa apenas um ferimento leve com vermelhidão local.

Espécies peçonhentas de aranha

No entanto, algumas espécies de aranhas são consideradas peçonhentas, ou seja, possuem glândulas com um veneno que pode ser transmitido aos seres humanos. Fazem parte desse grupo aranhas como a caranguejeira, a viúva-negra, a marrom e a armadeira.

Essa infecção por veneno pode ser grave e até mesmo fatal se não for identificada e tratada o quanto antes. Portanto, caso perceba que foi picado e não saiba se a aranha é venenosa ou não, procure imediatamente o posto de saúde mais próximo.

E, caso tenha dúvidas se foi picado ou não, consulte um profissional de saúde.

Como saber se fui picado por uma aranha?

Normalmente, uma picada de aranha vai parecer como qualquer outra picada de inseto, deixando uma protuberância vermelha e inflamada sob a pele. Pode ser caracterizada por coceiras e dores, ou mesmo passar despercebida.

As picadas de aranhas inofensivas geralmente não produzem nenhum outro sintoma. No entanto, caso seja de espécies peçonhentas, as picadas são mais aparentes e podem levar aos seguintes sinais e sintomas:

Quando se preocupar com a picada de aranha?

Nos casos mais graves, as picadas de aranha podem evoluir de uma simples mordida para feridas abertas ou úlceras. A dor tende a piorar nas primeiras oito horas e, em seguida, a pessoa pode sentir febre e calafrios pelo corpo.

As cores das feridas podem mudar do vermelho para o azul ou roxo, indicando uma possível infecção. A respiração pode começar a ficar mais difícil, assim como o ato de engolir qualquer alimento ou líquido.

Como tratar uma picada de aranha?

Antes de mais nada, é importante manter a calma nesse tipo de situação. Se for seguro, identifique o tipo de aranha que deu a picada, pois isso pode ajudar o médico a determinar o melhor tratamento para a condição.

Você pode lavar a área picada com um pouco de água e sabão neutro, além de aplicar um pano umedecido com água fria ou gelo para reduzir o inchaço.

Em hipótese alguma faça um autodiagnóstico. Não tente remover o veneno, nem utilize torniquetes ou aplique outros produtos.

O médico poderá receitar medicamentos como analgésicos e anti-histamínicos para tratar espasmos musculares, dores e coceiras resultantes da picada. Em alguns casos, também é indicado o soro antiescorpiônico.

Como se prevenir de picadas de aranha?

Algumas medidas podem ajudar a evitar a infestação de aracnídeos e, com isso, prevenir que eles ataquem:

  • Não acumule lixo, entulho e materiais de construção em galpões e áreas abertas;
  • Utilize roupas com manga comprida, calçados e luvas ao mexer em áreas de jardinagem ou rurais;
  • Evite pendurar peças de roupa fora de armários e examine qualquer peça antes de vesti-la ou calçá-la;
  • Vede frestas e buracos de assoalhos, forros e rodapés expostos;
  • Realize uma limpeza regular atrás de móveis, quadros, cortinas e quinas;
  • Use telas de proteção em janelas, portas e ralos.

Revisão técnica: João Roberto Resende Fernandes, médico do pronto atendimento e corpo clínico, preceptor da residência em Clínica Médica do Hospital Israelita Albert Einstein.


https://www.youtube.com/watch?v=hNGdlDrh8SY
Posts relacionados