O que fazer quando alguém está engasgando?

3 minutos para ler

O engasgo costuma ocorrer quando as vias aéreas de uma pessoa ficam repentinamente bloqueadas, de forma total ou parcial, de modo que o indivíduo não consiga respirar e falar adequadamente. 

(Palavra-chave posicionada em destaque no começo do lide + dois backlinks internos de matérias relacionadas)  

Pode ocorrer em qualquer idade, mas entre crianças de 1 a 5 anos existem mais relatos por tentarem engolir objetos pequenos ou alimentos que obstruem a passagem de ar na laringe.  

O que causa um engasgo?

Entre as principais causas de engasgo, é possível citar o hábito de comer ou beber muito rapidamente, de engolir alimentos antes de terem sido suficientemente mastigados em pedaços menores e de engolir ou inalar pequenos objetos e substâncias químicas.  

Quais são os tipos de engasgo?

O engasgo leve costuma ocorrer quando apenas parte da via aérea está bloqueada, ou seja, a pessoa ainda consegue falar, chorar, tossir ou respirar.  

Nessas ocasiões, é possível limpar o bloqueio sozinho, por meio de tosse ou tentativas de cuspir o que está incomodando a laringe. Não é preciso colocar dedos na boca, pois há o risco de mordida durante o processo. Em casos moderados, pode ser necessário dar pequenos golpes nas costas.  

Já no engasgo grave, com bloqueio total, o indivíduo não consegue exercer qualquer outra ação como respiração e fala, e eventualmente pode acabar inconsciente por causa da asfixia.   

Como saber se alguém está engasgando?

Uma pessoa com engasgo pode sentir algo agarrando na garganta, dores no pescoço, incapacidade ou dificuldade de falar, de engolir e de ouvir, falta de ar, tosse, vermelhidão no rosto, lábios azulados e incômodo no peito.  

Ao identificar qualquer um desses sintomas, encoraje a pessoa a tossir ou cuspir o objeto que causou o engasgo. Se não resolver, ligue para a emergência médica, como o 192, explique a situação e peça para o socorro vir o mais rápido possível.  

O que fazer em caso de engasgo?

1. Fique atrás da pessoa que está engasgando;  

2. Coloque os braços em volta da cintura dela, como se fosse um abraço;  

3. Feche um dos punhos e posicione-o logo acima do umbigo;  

4. Coloque a outra mão em cima do punho fechado;  

5. Faça cinco vezes um movimento de compressão, para forçar o objeto do engasgo a sair;  

6. Os movimentos devem ocorrer sempre em direção para cima e nunca para baixo.  

Se a pessoa perder a consciência e não estiver respirando, o recomendado é uma ressuscitação cardiopulmonar (RCP) com compressões torácicas enquanto aguarda o resgate médico. 


Revisão Técnica: Sabrina Bernardez Pereira – Médica da Economia da Saúde do Hospital Israelita Albert Einstein, Especialista em Cardiologia pela SBC/AMB, Doutorado em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense  

Posts relacionados