Otite é uma infecção de ouvido que ocorre no conduto auditivo externo ou no ouvido médio. Geralmente, é mais comum em bebês e pode trazer desconforto. Entenda!
- Dor e infecção de ouvido em crianças e bebês
- Sono do bebê: medidas de segurança reduzem risco de morte
O que é otite?
É uma infecção de ouvido que ocorre no conduto auditivo externo (otite externa) ou no ouvido médio (otite média aguda). Ela é causada por bactérias ou vírus, como aqueles que causam gripe.
A otite média aguda é a mais comum e atinge frequentemente crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, fase em que a tuba auditiva é curta e a imunidade ainda é imatura.
O diagnóstico de otite é feito pelo médico com base na história do paciente, nos sintomas clínicos e com a ajuda da otoscopia. Otoscopia é o exame realizado pelo médico no consultório com o equipamento chamado otoscópio, usado para observar o interior da orelha.
VÍDEO: Existe prevenção para a otite?
Quais são os sintomas da otite?
O principal sintoma da otite é a dor local. Em crianças pequenas, a otite pode ser identificada pela presença de febre, irritação, choro intenso e por levar as mãos às orelhas. Em casos graves, pode sair secreção pelo ouvido.
O bebê está esfregando a orelhinha? Pode ser otite…
A infecção no conduto auditivo externo ou no ouvido médio é mais comum nos primeiros anos de vida e é fonte de muito desconforto para o bebê e preocupação para os pais. Mas, a boa notícia é que a medicação correta costuma ter uma resposta rápida.
Como tratar um caso de otite?
O tratamento é feito com analgésicos, anti-inflamatórios e, em alguns casos, antibióticos. A medicação deve ser receitada pelo médico de acordo com a origem da inflamação e a idade do paciente.
Os antibióticos às vezes não são necessários para infecções do ouvido médio. No entanto, infecções graves ou que se prolongam por mais de três dias precisam de antibióticos imediatamente.
Orelha de nadador
A otite externa também é chamada de swimmer’s ear ou “orelha do nadador” devido à sua relação com a umidade no conduto auditivo externo.
Geralmente ela é causada por fungos. Se este tipo de otite se prolongar ou se repetir com frequência, é necessário fazer exames bacteriológicos e de cultura para fungos para direcionar o melhor tratamento.
Como prevenir a otite em bebês?
A prevenção da otite em bebês começa com o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida por elevar a imunidade da criança.
Se for necessário o uso de mamadeira, colocar a criança na posição ereta no momento da mamada. Fazer lavagens nasais para limpar as secreções também é uma prática recomendada.
Revisão técnica: Erica M. Zeni, médica da Unidade de Pronto Atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein. Possui graduação e residência em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e residência em Medicina Interna pela Universidade de São Paulo (USP). Também possui pós-graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica Medicina Paliativa, em Buenos Aires, Argentina.