Para que serve o fluconazol? Conheça as indicações do antifúngico

2 minutos para ler

O fluconazol é um antifúngico que pode ser usado para tratar infecções em áreas como vagina, boca, garganta, pulmões, bexiga ou mesmo no sangue. Esse medicamento é classificado como um tipo de triazol, que estimula no organismo a desaceleração do crescimento dos fungos.

Ele costuma ser indicado para o tratamento de candidíase vaginal aguda e recorrente, balanite, dermatomicoses, criptococoses, candidíase sistêmica e candidíase de mucosa. Além disso, também pode ser utilizado na prevenção de infecções fúngicas, no caso de pacientes com histórico de câncer, transplante de órgãos e HIV.

Como usar o fluconazol 

Disponível apenas mediante prescrição médica, o fluconazol pode ser encontrado nas formas de comprimido, suspensão oral ou injeção. Recomenda-se seguir rigorosamente as instruções quanto à dosagem e ao tempo de uso do medicamento.

Efeitos colaterais 

No geral, o fluconazol apresenta efeitos colaterais leves, que podem ser:

  • Dor de cabeça;
  • Diarreia;
  • Náusea;
  • Tontura;
  • Dor de estômago;
  • Mudanças na percepção do sabor de alimentos;

Caso surjam outros sintomas, é indicado interromper o uso e procurar ajuda médica. Embora seja raro, o fluconazol pode estar associado ao desenvolvimento de lesões hepáticas, insuficiência adrenal e problemas na pele.

Contraindicações

O remédio é contraindicado a pessoas alérgicas a antifúngicos azólicos (como cetoconazol, itraconazol, miconazol ou voriconazol), bem como a qualquer ingrediente presente na formulação de fluconazol. Ele também deve ser evitado por quem faz tratamentos com medicamentos como eritromicina, pimozida e quinidina.

Antes de iniciar o tratamento com o fluconazol, vale informar ao seu médico sobre suas condições médicas. Isso é particularmente importante caso você tenha problemas no fígado, doença renal, baixos níveis de potássio no sangue e condições cardíacas ou ainda se estiver grávida, amamentando ou tentando engravidar.


Revisão técnica: Luiz Antônio Vasconcelos (CRM 124.634/RQE 75628), especialista em Clínica Médica, Medicina Interna, Cardiologia e Ecocardiografia. Cardiologista e clínico das unidades de pronto atendimento e do corpo clínico do Hospital Albert Einstein.

Posts relacionados