Perguntas e respostas sobre a febre amarela

6 minutos para ler

Dr. Alfredo Elias Gilio, coordenador da Clínica de Imunização do Einstein, esclarece as principais dúvidas sobre o tema. Confira!

Por Dr. Alfredo Elias Gilio, coordenador da Clínica de Imunização do Einstein/ CRM SP 34 115

Quem deve receber a vacina de febre amarela?
Moradores de regiões com incidência da febre amarela ou pessoas que viajarão para essas regiões.

Quais os Estados / regiões estão vacinando a população? Especificamente no Estado de SP, moradores da Grande São Paulo e litoral precisam ser vacinados?
Grande parte do Brasil é área de incidência da febre amarela. Os dados podem ser obtidos no endereço: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/situacao-epidemiologica-dados-febreamarela​​

Recentemente alguns bairros da região norte da cidade de São Paulo também entraram na lista dos locais com indicação de vacinação. Esses locais podem ser obtidos no site do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo: www.cve.saude.sp.gov.br.

Não moro em uma área de risco e também não planejo viajar para uma área afetada. Posso tomar a vacina?
A pergunta não é se eu posso, mas se eu devo tomar a vacina. Quem não mora em uma área com casos registrados de febre amarela e também não vai viajar para um local com incidência da doença, não deve tomá-la.

Não recordo se já fui vacinado. Posso me vacinar?
Sim. Mas antes, caso não tenha o comprovante da vacina contra a febre amarela, procure o posto de saúde que imagina ter tomado a vacina e solicite o registro. Caso não seja possível, você poderá tomar uma nova dose em caso de recomendação de vacinação na sua cidade ou por motivo de viagem (quando o destino exige). A vacina é utilizada atualmente em dose única, não necessitando de doses de reforço.

Perdi minha carteira de vacinação. Posso me vacinar?
Sim, pode.

Tomei apenas a 1ª dose da vacina. Estou “parcialmente” imunizado?
A vacina contra a febre amarela é muito eficaz e sua proteção é de longo prazo. Atualmente não está indicada dose de reforço após 10 anos.

Caso tenha tomado apenas uma dose da vacina, como devo proceder? Tomarei duas doses novamente?
Não é necessário dose de reforço para todos os pacientes que tomaram a vacina com idade superior a 9 meses de idade.

Preciso esperar 10 anos para tomar a 2ª dose?
Não está indicada dose de reforço após 10 anos.

Depois da 2.ª dose, estou imunizado até o final da minha vida?
Os pacientes que por alguma razão receberam duas doses da vacina estão imunizados.

Pessoas com mais de 60 anos não podem receber a vacina?
A vacina da febre amarela é de vírus vivo atenuado. Por isso, todas as pessoas com alteração de imunidade não podem receber a vacina. Após os 60 anos de idade normalmente ocorre uma queda da imunidade. Assim, quando as pessoas com idade acima de 60 anos recebem a vacina pela primeira vez há maior risco de reações adversas graves. Recomenda-se que acima de 60 anos haja uma avaliação médica para saber se o paciente pode receber a vacina.

E os bebês com menos de seis meses?
Nesta idade a vacina é totalmente contraindicada.

E as gestantes e mães que estão amamentando?
Para as gestantes a vacina também está contraindicada. As mulheres que estão amamentando crianças menores de seis meses de idade também não devem receber a vacina, porque neste caso há risco de transmissão para a criança.

Tomei a vacina. Quanto tempo depois eu posso engravidar?
É recomendado aguardar um mês de intervalo.

Posso doar sangue após a vacinação?
Também é recomendado aguardar o intervalo de um mês.

Faço uso de medicamentos contínuos. Posso tomar a vacina? Existe a possibilidade de interação medicamentosa?
Depende do medicamento. Os pacientes que fazem tratamento contínuo para hipertensão ou diabetes, por exemplo, não tem problema. Por outro lado, todo paciente que faça tratamento com imunossupressor ou corticoide contínuo são considerados imunodeprimidos e não podem tomar a vacina.

Quem não pode tomar a vacina?
A vacina está contraindicada para crianças abaixo de seis meses de idade. Entre seis e nove meses é necessário uma avaliação médica do risco-benefício. Outras contraindicações são: pacientes com alergia grave a ovo, com com uma doença febril aguda, com imunodeficiência primária ou adquirida, com doença do timo, em tratamento com corticoide, quimioterapia ou radioterapia, com infecção sintomática pelo HIV, gestantes (somente em situações muito especiais o médico pode avaliar o risco-benefício) e em pessoas acima de 60 anos de idade.

Quais os principais efeitos colaterais da vacina? Caso tenha/sofra com algum efeito, ele é imediato? Posso sofrer após quanto tempo?
As reações mais comuns são: dor, vermelhidão e endurecimento no local da aplicação — que aparece até o segundo dia. Febre, dor muscular e dor de cabeça podem aparecer a partir do 3.º dia. A doença neurológica associada à vacina é bastante rara (0,2 casos por 100.000 doses) e pode aparecer entre 7 a 21 dias.

A doença viscerotrópica associada à vacina da febre amarela é muito rara (0,04 casos por 100.000 doses). Ela se assemelha à própria doença da febre amarela e geralmente acontece nos pacientes que não poderiam receber a vacina.

Em casos extremos a vacina pode matar? Caso sim, como e o motivo?
Sim, a doença viscerotrópica. Os pacientes com alteração da imunidade e as pessoas acima de 60 anos têm risco aumentado desta reação.

Acabei de tomar ou dar uma vacina para meu filho, por exemplo. Devo esperar para tomar a vacina da febre amarela?
Não se recomenda a utilização concomitante da vacina tríplice viral (sarampo-caxumba-rubéola) ou da vacina tetra viral (sarampo-caxumba-rubéola-varicela). Nestes casos recomenda-se um intervalo de 30 dias.

A febre amarela tem cura?
A doença não tem um tratamento específico. Os casos graves são internados e o tratamento é de suporte.

Posts relacionados