Qual é a função da desloratadina? Saiba as indicações do medicamento 

3 minutos para ler

A desloratadina é um medicamento anti-histamínico, que bloqueia a ação da histamina. Essa substância é produzida pelo sistema imunológico para combater infecções, porém, quando em excesso, pode levar à manifestação de desconfortos como dor de cabeça e reações alérgicas.

O remédio costuma ser indicado para alívio rápido dos sintomas associados à rinite alérgica, o que inclui espirros, corrimento e congestão nasal, coceira, lacrimejamento, vermelhidão dos olhos e tosse. Em alguns casos, o produto também pode ser recomendado para tratar urticária (vermelhidão e coceira na pele).

Como usar a desloratadina

Uma vez que é classificada com tarja vermelha pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a venda da desloratadina no território brasileiro exige a apresentação de uma receita. É nesse documento que o profissional de saúde que avaliou o caso descreve as instruções para seu uso.

Deve-se seguir à risca as recomendações dadas pelo médico em relação a dose, frequência do uso e tempo de tratamento. Automedicar-se pode ser perigoso e prejudicial à saúde, já que aumenta o risco de efeitos colaterais.

O produto pode ser encontrado nas farmácias como comprimido, solução líquida ou cápsula de dissolução oral. A escolha pelo formato deve ser alinhada entre o paciente e o profissional da saúde, considerando a preferência do usuário e as particularidades do quadro.

Efeitos colaterais

A desloratadina é uma substância segura, e seus efeitos colaterais mais comuns são leves. Quando se manifestam, eles aparecem como:

  • Dor de cabeça;
  • Náusea;
  • Diarreia;
  • Tontura;
  • Dor de garganta;
  • Boca seca;
  • Dor muscular;
  • Cansaço;
  • Sonolência.

Formação de urticárias, dificuldade para respirar e inchaço no rosto, lábios, língua ou garganta podem ser sinais de reação alérgica ao medicamento. Nesses casos, deve-se interromper o tratamento e buscar ajuda imediata em um pronto-atendimento. Se necessário, acione o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo número 192.

Contraindicações

Pessoas com histórico de reação alérgica à desloratadina não devem voltar a utilizá-la. Isso também vale para alérgicos à loratadina, outro anti-histamínico que compartilha do mesmo princípio ativo.

O remédio também pode ser contraindicado a pessoas com doenças renais e hepáticas, dependendo do grau da comorbidade.


Revisão técnica:  João Roberto Resende Fernandes (CRM-SP 203006/RQE 91325), médico do Pronto Atendimento e Corpo Clínico, especialista em Clínica Médica do Hospital Israelita Albert Einstein. 

Posts relacionados