Quem é quem no centro obstétrico

2 minutos para ler

A Maternidade do Einstein possui equipes bem preparadas e atualizadas para a realização do parto, garantindo a segurança, saúde e conforto da grávida e do bebê

Cada equipe conta com um médico obstetra, enfermeira obstetra, médico anestesista, neonatologista e técnica de enfermagem. Cada especialista possui um papel específico no Centro Obstétrico. Saber o que cada um faz deixará você mais segura sobre quem estará ao seu lado nesse momento tão importante.


Médico obstetra: responsável pela coordenação da equipe que atenderá a paciente. Avalia o processo, orienta a gestante sobre o que deve ser feito realiza o parto normal e cesárea e presta assistência nos dias seguintes ao parto.

Médico anestesista: é responsável por realizar a analgesia e/ou anestesia e assistir a paciente durante todo o período do parto e pós-parto.

Médico neonatologista/pediatra: é quem recepciona o bebê no momento do nascimento. Ele é responsável pelos primeiros cuidados e acompanha a evolução do recém-nascido durante os dias de internação.

Enfermeira obstetra: responsável por receber a paciente no momento de sua internação, seja cesárea ou parto normal. Ela avalia a gestante e entra em contato com o médico responsável, para informá-lo sobre as condições clínicas e obstétricas e receber orientações. A enfermeira obstetra, junto com o neonatologista, recepciona o bebê após o parto e participa dos primeiros cuidados. Também auxilia na amamentação na primeira hora de vida, ainda no Centro Obstétrico.

Técnica de enfermagem: seu papel é o de acolher a gestante na sua chegada e realizar cuidados prescritos pela equipe médica e pela enfermeira obstetra. No Centro Obstétrico é responsável pelo preparo e organização dos materiais necessários para a realização do parto.

Posts relacionados