Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!
Infecção viral muito comum que afeta nariz e garganta.
O que é e quais são os principais sintomas
O resfriado é uma infecção viral ocasionada por diferentes tipos de vírus que acometem as vias aéreas superiores. Os principais sintomas são:
- nariz escorrendo (coriza);
- obstrução nasal;
- febre baixa;
- tosse produtiva ou seca.
Muitas vezes, o resfriado pode ser confundido com quadros alérgicos, como rinites. Ele é benigno, autolimitado e geralmente dura alguns dias. Também de causa viral, mas com características diferentes do resfriado, a gripe causa febre alta e acometimento do estado geral, podendo levar a quadros mais graves que podem ser confundidos com infecções bacterianas e, nesses casos, a realização de exames diagnósticos pode ser necessária.
Como é feito o diagnóstico e tratamento de resfriados?
O diagnóstico é feito baseado nos sintomas apresentados pela pessoa e, na maioria das vezes, não é necessário nenhum exame laboratorial. Já o tratamento, quando indicado, é feito apenas para o controle de sintomas. As principais ações são:
- Hidratação frequente (ingerir muito líquido);
- Limpeza nasal frequente com soro fisiológico ou similares e inalações com soro fisiológico, procurando evitar acúmulo de secreção nas vias aéreas superiores que pode levar ao aparecimento de infecções secundárias;
- Evitar xaropes ou outras medicações sintomáticas – a não ser que sejam receitadas pelo seu médico.
Como prevenir resfriados?
A prevenção é feita evitando o contato com pessoas sabidamente doentes, lugares fechados e com aglomeração de indivíduos. Muito importante é a adoção de medidas de higiene, como a lavagem frequente das mãos com água e sabão e uso de álcool gel 70%, além de cobrir a boca ao tossir.
Afinal, tomar banho de chuva causa gripe ou resfriado? Leia nosso artigo sobre essa dúvida tão comum.
Revisão técnica: Romy Schmidt Brock Zacharias, pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein.