Resfriado: principais informações

2 minutos para ler

Infecção viral muito comum que afeta nariz e garganta

Por Dra. Romy Schmidt Brock Zacharias, pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein/ CRM SP 94 608

Título: o que é?

O resfriado é uma infecção  viral ocasionada por vários tipos de vírus que acometem as vias aéreas superiores.

Título: Sintomas

Os principais sintomas são: nariz escorrendo (coriza), obstrução nasal, febre baixa, tosse produtiva ou seca.  A febre pode acompanhar o quadro e geralmente é pouco intensa.

Muitas vezes pode ser confundida com quadros alérgicos,  como rinites. O quadro é benigno e autolimitado e geralmente dura alguns dias.

Título: Causas

Também de causa viral, mas com características diferentes do resfriado,  a gripe cursa com febre alta e acometimento do estado geral, podendo levar a quadros mais graves que podem ser confundidos com infecções bacterianas e nesses casos a realização de exames diagnósticos pode ser necessária.

Título: Diagnóstico

O diagnóstico é feito baseado nos sintomas apresentados pela criança e na maioria das vezes não é  necessário nenhum exame laboratorial.   

Título: Tratamento

O tratamento quando indicado é puramente sintomático:
– hidratação frequente (oferecer muito líquido)
– limpeza nasal frequente com soro fisiológico ou similares e inalações com soro fisiológico procurando evitar acúmulo de secreção nas vias aéreas superiores que pode levar ao aparecimento de infecções secundárias
– evitar xaropes ou outras medicações sintomáticas – a não ser que sejam receitadas pelo seu pediatra

Título: Prevenção

A prevenção é feita evitando o contato com pessoas sabidamente doentes, lugares fechados e com aglomeração de pessoas. Muito importante é a adoção de medidas de higiene, como a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou uso álcool gel a 70%, além de cobrir a boca ao tossir.

Leia mais
error: Conteúdo protegido!