As cólicas do bebê aparecem nas primeiras semanas de vida e são autolimitadas (terminam sem necessidade de tratamento), apresentando melhora após o 3.º ou 4.º mês de vida.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!
Como perceber que o bebê está com cólica?
Os bebês com cólicas geralmente apresentam os seguintes sintomas:
- Crises de choro agudo e vermelhidão facial;
- Contorção e flexão das pernas;
- Testa franzida e punhos cerrados;
- Barriga endurecida;
- Liberação excessiva de gases intestinais.
Esses sintomas são comuns e podem ser observados durante os episódios de desconforto abdominal. É importante lembrar que as cólicas são uma condição temporária e geralmente desaparecem conforme o crescimento.
Causas, diagnóstico e tratamento das cólicas
Não se sabe ao certo a causa das cólicas, mas acredita-se que podem fazer parte do desenvolvimento intestinal das crianças e podem estar relacionadas a algum grau de imaturidade do trato gastrointestinal e da flora bacteriana local, sendo um período de adaptação na vida do bebê.
O diagnóstico de cólica na criança deve ser feito em conjunto com o pediatra, que, primeiramente, afasta outras causas de dor abdominal que podem ser patológicas e precisam ser tratadas.
Caso seu bebê apresente cólica, siga as seguintes dicas:
- Aplique uma massagem circular no abdômen, no sentido horário;
- Faça compressas ou bolsinhas de água morna (sempre testando a temperatura antes de entrar em contato com a criança). Uma boa opção é aquecer a barriga do bebê na própria barriga da mãe (pele a pele);
- Dê um banho relaxante no bebê;
- Faça movimentos de bicicleta com as pernas do bebê pressionando-as suavemente contra o abdômen.
O uso de medicações para o controle da dor (como fitoterápicos, antigases e probióticos) só pode ocorrer sob recomendação médica.
Confira também alguns cuidados que devem ser tomamos ao passear com bebês recém-nascidos.
Revisão técnica: Romy Schmidt Brock Zacharias, coordenadora médica da equipe de Neonatologia do Hospital Israelita Albert Einstein.