Sangramento de nidação: como é e por que ele acontece?

3 minutos para ler

O sangramento de nidação é um pequeno sangramento que pode ocorrer no início da gravidez, quando o embrião se fixa na parede interna do útero, o endométrio. 

A implantação, etapa em que o embrião se fixa na parede do útero, geralmente ocorre entre o sexto e o 12º dias após a fecundação, momento em que óvulo e espermatozoide se unem para formar o zigoto. A fecundação acontece na tuba uterina (ou trompa de Falópio), e só alguns dias depois o zigoto, já chamado de blastocisto, chega ao útero para se instalar, iniciando a gestação. 

Vale lembrar que nem todas as mulheres percebem o chamado sangramento de nidação. Quando ocorre, ele pode ser confundido com uma menstruação fora do período habitual.

Por que o sangramento ocorre?

Esse leve sangramento ocorre porque, ao se fixar, o embrião pode romper pequenos vasos sanguíneos do endométrio. Isso faz com que uma quantidade pequena de sangue seja liberada.

Quanto tempo pode durar? 

O sangramento de nidação costuma ser bem discreto, podendo durar poucas horas ou, em alguns casos, até dois dias.

É diferente da menstruação

O sangramento de nidação tem uma coloração mais rosada ou amarronzada. Além disso, é liberado em pequena quantidade – diferente da menstruação, que é mais intensa e de um vermelho-vivo.

Outras diferenças importantes são:

  • A menstruação pode vir acompanhada de coágulos, o que não acontece no sangramento de nidação;
  • O período menstrual dura no mínimo três dias, enquanto o sangramento de nidação dura de um a dois dias;
  • A menstruação costuma causar cólica de relativa intensidade, enquanto o sangramento de nidação pode gerar apenas uma dor discreta;
  • O sangramento de nidação ocorre um pouco antes da data prevista para a menstruação. 

Quando se preocupar? 

O sangramento de nidação é inofensivo e autolimitado, ou seja, não traz qualquer risco à gestante e se resolve por conta própria. Já se a mulher tiver um sangramento intenso, com cólica forte e outros sintomas, é fundamental procurar assistência médica, ainda mais se esses sintomas ocorrerem fora do período previsto para a menstruação e num padrão diferente dela. 

Para mulheres que estão tentando engravidar, sangramentos intensos e dolorosos fora de hora podem indicar um risco de abortamento ou de gravidez ectópica (fora do útero), e demandam atendimento de emergência. 

Outras causas possíveis de sangramento incluem:

  • Pequenos machucados na parede da vagina durante o sexo, o exame ginecológico ou pequenos traumas;
  • Miomas ou pólipos uterinos;
  • Alterações hormonais (sangramento “de escape”) ou uso de determinados fármacos (como a pílula do dia seguinte);
  • Infecções vaginais, como determinadas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), inflamação do colo do útero ou outros problemas cervicais.

Quando fazer o teste de gravidez?

Se você notar o sangramento de nidação e está ansiosa para fazer um teste de gravidez de farmácia, vale a pena segurar um pouco a ansiedade, pois pode ser cedo demais. Já o beta hCG, um exame de sangue, pode identificar a gestação antes mesmo do atraso menstrual. 


Revisão técnica: Alessandra Bedin (ginecologista, obstetra e nutróloga do Einstein Hospital Israelita, CRM 90562 / RQEs 19534 e 87355); Eduardo Zlotnik (ginecologista e obstetra do Einstein Hospital Israelita; CRM 73681 / RQE 19282); Priscilla Duarte (ginecologista e obstetra do Einstein Hospital Israelita, CRM 197515); Sergio Podgaec (ginecologista e obstetra do Einstein Hospital Israelita; CRM 72644)

Posts relacionados