Sangue no vômito é urgente e está relacionado a problemas no trato digestivo

3 minutos para ler

Vomitar sangue é uma condição chamada hematêmese. Uma pessoa pode vomitar o conteúdo do estômago com sangue ou vomitar apenas sangue, em variadas formas — vermelho fresco, coagulado ou escuro. 

A hematêmese é um sinal de sangramento interno da parte superior do trato digestivo — o esôfago, o estômago e a primeira porção do intestino delgado, chamada duodeno. 

Independente de qual forma esse sangue aparece no vômito, um atendimento médico deve ser procurado imediatamente. Em boa parte dos casos, a situação é tratada como uma emergência, com o objetivo de diagnosticar a causa o mais rápido possível, para cessar o sangramento e tratar a origem da condição. Sangue no vômito não deve ser considerado algo normal.  

Quais as causas de vomitar sangue?

Na maioria dos casos, a presença de sangue no vômito está relacionada ao sistema digestivo. A hemorragia digestiva alta (HDA), que se caracteriza por sangramento em órgãos do trato gastrointestinal superior, pode ser uma das causas. Englobam o trato gastrointestinal superior a boca, a faringe, o esôfago e o estômago. O sangramento geralmente ocorre no esôfago, no estômago ou no duodeno.   

A HDA pode ser provocada por ruptura de varizes do esôfago, que são uma complicação progressiva da cirrose. 

Gastrite, esofagite e úlceras (feridas no estômago ou duodeno, algumas causadas por uso prolongado de medicamentos como ácido acetilsalicílico e antiinflamatórios) estão entre outras causas de vômito com sangue. Uma inflamação aguda do esôfago ou do revestimento do estômago é outro motivo de sangramento. 

Alguns tipos de tumor – como de estômago, esôfago e pâncreas – também ocasionam episódios de vômito com sangue. Já o consumo exagerado de bebida alcoólica pode irritar a mucosa do estômago e, em caso de vômito, o sangue sai misturado ao conteúdo estomacal. 

Quais sintomas podem estar associados à hematêmese?

Pessoas com sangramento no vômito devem prestar atenção a:  

  • Fraqueza, 
  • Sudorese, 
  • Desmaios, 
  • Azia, 
  • Cansaço, 
  • Fezes escurecidas, 
  • Palidez, 
  • Desorientação ou confusão, 
  • Dor no peito. 

Vômito com sangue em crianças 

No caso de crianças, nem sempre o vômito com sangue indica uma doença. É comum crianças engolirem um pouco de sangue quando têm um dente de leite extraído ou sofrem de hemorragia nasal. 

Como tratar o vômito com sangue?

Para o diagnóstico, o exame mais comum é a endoscopia digestiva. A maioria dos casos é tratada com medicamentos, para ajudar na recuperação da mucosa do estômago, e uma alimentação equilibrada. Situações mais graves podem exigir intervenção cirúrgica. 


Revisão Técnica: Luiz Antônio Vasconcelos, Especialista em Clínica Médica, Medicina Interna, Cardiologia e Ecocardiografia. Cardiologista e clínico das unidades de pronto atendimento e do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein. 

Posts relacionados