Semana de Aleitamento Materno

2 minutos para ler

O leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata que a criança precisa. Ele garante o melhor crescimento e desenvolvimento, não existindo nenhum outro alimento capaz de substituí-lo plenamente e de forma tão segura e ecológica.

Qual a importância do aleitamento materno?

O aleitamento materno fornece nutrientes de alta qualidade e adequada energia que podem prevenir a fome, a desnutrição e a obesidade. Também significa segurança alimentar infantil.

É um alimento vivo, econômico, que está sempre pronto e vem sem contaminação. Ele muda de composição, sabor e volume durante todo o período de amamentação, inclusive do começo para o final da mamada e da manhã para a noite, fornecendo proteção contra doenças alérgicas e infecciosas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) recomendam manter o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês e, após a introdução de outros alimentos, até os 2 anos ou mais. Essa recomendação é apoiada e divulgada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Academia Americana de Pediatria.

Todos os anos, entre os dias 1 e 7 de agosto, é comemorada no mundo inteiro a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Vamos debater sobre como a amamentação colabora com a preservação do meio ambiente, gera menos resíduos e poluição, sendo a melhor opção de alimentação para recém-nascidos.

Preparamos um e-book gratuito sobre aleitamento materno para você tirar todas as suas dúvidas:

Quer saber mais sobre amamentação, como por exemplo a importância da boa alimentação das mães? Leia outros conteúdos do Vida Saudável.

Posts relacionados