Durante os primeiros estágios da vida, uma das atividades mais comuns para um bebê é dormir, com uma média de 16 horas de sono por dia. No entanto, esse tempo varia entre os recém-nascidos: alguns se contentam com 12 horas diárias, enquanto outros necessitam de 20 horas.
Em geral, bebês dormem de duas a quatro horas de cada vez — e os pais devem aproveitar esses momentos para descansar também. É normal as crianças acordarem durante a noite nas primeiras semanas.
Como auxiliar o sono e repouso do bebê?
Para ajudá-lo a se ajustar, não escureça totalmente o quarto nem faça silêncio absoluto quando ele dormir durante o dia. Já de noite, mantenha o quarto no escuro e procure deixar a casa silenciosa. Com o tempo ele vai se adaptar ao padrão do dia e da noite.
Quando o bebê estiver sonolento, coloque-o no berço. Converse e cante em tom baixo até que ele relaxe e durma. Um pequeno passeio pela casa ou um pouco de colo podem ajudar quando o bebê estiver com dificuldade para adormecer.
Pontos importantes na hora de fazer o bebê dormir
Por uma questão de segurança, coloque-o para dormir de barriga para cima e no terço inferior do berço. Os pés do bebê devem encostar na grade inferior do berço. O lençol e o cobertor devem cobrir o bebê até a altura do tórax, deixando seus braços livres, sem o risco de caírem em cima do seu rosto. Prenda o lençol e o cobertor sobre o colchão. Não deixe almofadas e brinquedos de pelúcia dentro do berço.
Quer saber mais dicas sobre como cuidar do seu bebê? Continue por aqui!