Tempo entre diferentes gestações

2 minutos para ler

Por Dr. Rômulo Negrini, Coordenador de Obstetrícia da Maternidade do Hospital Israelita Albert Einstein / CRM SP: 113 055

Não existe na literatura médica conclusões a respeito do intervalo ideal entre uma gestação e outra. Todavia, considerando o tempo necessário para a recuperação completa do organismo e cicatrização de feridas, este período deve ser superior a um ano. Vale ressaltar que mulheres que ainda amamentam devem retardar a próxima gestação para o período pós-desmame.

Gravidez no resguardo é possível?

Sim, não há 100% de proteção no puerpério (período pós-parto), assim é possível que a mulher engravide no resguardo. Entretanto, isso não é aconselhável, até porque não é recomendável que ocorram relações sexuais neste período, que dura de 30 a 40 dias. A relação sexual nesse período aumenta o risco de infecção e de sangramento. 

Em qual momento é possível voltar a tomar medicação contraceptiva?

A anticoncepção é recomendada a partir do momento em que há início das relações sexuais, ou seja, após o resguardo, sendo que para mulheres com amamentação exclusiva há boa proteção até os três meses pós-parto. Lembrando que pílulas anticoncepcionais com estrogênio não devem ser administradas para quem amamenta, pois estão associadas à redução do leite. Assim, consultar um obstetra antes de iniciar a contracepção é sempre recomendado.

Leia mais
error: Conteúdo protegido!