Tuberculose: principais informações

2 minutos para ler

Doença pode começar como uma simples tosse e evoluir até um quadro bem grave

O que é tuberculose?

Tuberculose é uma doença infecciosa que pode acometer diversos órgãos, sendo o pulmão o mais frequente.

Quais os principais sintomas? 

Os sintomas mais comuns da tuberculose pulmonar ativa são tosse (geralmente prolongada, por pelo menos três semanas), febre, sudorese noturna e perda de peso.

Tipos de tuberculose

A depender do estado imunológico do paciente podemos dizer que a tuberculose é ativa (significa que o indivíduo está doente) ou é latente (significa que o indivíduo não está doente).

O que causa?

A tuberculose pulmonar é causada por um bacilo (um tipo de bactéria) chamado Mycobacterium tuberculosis.

Como ocorre a transmissão? 

A bactéria causadora da tuberculose se espalha entre as pessoas por meio das secreções respiratórias dos indivíduos contaminados.

Diagnóstico

Quando houver suspeita diagnóstica de tuberculose ativa o médico deve solicitar inicialmente um exame de raio x simples de tórax e a pesquisa do bacilo no escarro. A partir daí é importante que o paciente seja encaminhado para um médico especialista.

Tratamento de tuberculose?

A tuberculose é uma doença de notificação compulsória no Brasil, de tal forma que o tratamento é feito com antibióticos fornecidos apenas nos centros de referência. O tempo de tratamento é prolongado (pelo menos seis meses) e, a depender se a tuberculose for ativa ou latente, o tratamento é feito com um ou mais remédios.

Existe prevenção para a doença? 

Medidas simples como manter uma alimentação saudável e garantir um sono adequado são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Além disso, a higiene das mãos desempenha um papel importante na prevenção de doenças infecciosas, assim como cobrir o  nariz e a boca ao tossir. 

Outro ponto para prevenção é evitar o tabagismo, uma vez que foi comprovado que fumar aumenta a suscetibilidade e a mortalidade associadas à tuberculose. A vacinação com BCG administrada em recém-nascidos ajuda a proteger contra as formas graves de tuberculose, como meningite, encefalite e tuberculose miliar.

Quer saber mais detalhes sobre outras doenças? Acesse o blog do Vida Saudável!

Revisão técnica: Alfredo Elias Gilio, coordenador da Clínica de Imunização do Hospital Israelita Albert Einstein.

Posts relacionados