Tuberculose: principais informações

2 minutos para ler

Doença pode começar como uma simples tosse e evoluir até um quadro bem grave

Por Dr. Alfredo Elias Gilio, coordenador da Clínica de Imunização do Hospital Israelita Albert Einstein / CRM SP 34 115

Tuberculose é uma doença infecciosa que pode acometer diversos órgãos, sendo o pulmão o mais frequente.

Os sintomas mais comuns da tuberculose pulmonar ativa são tosse (geralmente prolongada, por pelo menos três semanas), febre, sudorese noturna e perda de peso.

Tipos

A depender do estado imunológico do paciente podemos dizer que a tuberculose é ativa (significa que o indivíduo está doente) ou é latente (significa que o indivíduo não está doente).

A tuberculose pulmonar é causada por um bacilo (um tipo de bactéria) chamado Mycobacterium tuberculosis.

A bactéria causadora da tuberculose se espalha entre as pessoas por meio das secreções respiratórias dos indivíduos contaminados

Quando houver suspeita diagnóstica de tuberculose ativa o médico deve solicitar inicialmente um exame de raio x simples de tórax e a pesquisa do bacilo no escarro. A partir daí é importante que o paciente seja encaminhado para um médico especialista.

A tuberculose é uma doença de notificação compulsória no Brasil, de tal forma que o tratamento é feito com antibióticos fornecidos apenas nos centros de referência. O tempo de tratamento é prolongado (pelo menos seis meses) e, a depender se a tuberculose for ativa ou latente, o tratamento é feito com um ou mais remédios.

Medidas simples como a alimentação saudável e tempo adequado de sono são importantes para o organismo. Uma higiene adequada das mãos também é importante na prevenção de doenças infecciosas. Tossir com etiqueta (cobrir nariz e boca ao tossir) também é importante, assim como não fumar, já que foi demonstrado que o tabagismo aumenta a infectividade e a mortalidade por tuberculose. A vacinação com BCG feita no recém-nascido ajuda a proteger contra as formas graves de tuberculose (meningite, encefalite e tuberculose miliar).

Leia mais
error: Conteúdo protegido!