Unha encravada: causas, sintomas e tratamento

3 minutos para ler

O que é unha encravada?

A unha encravada é uma inflamação causada pelo crescimento de parte da unha (a lateral ou uma ponta) em direção à pele, o que acaba causando uma lesão. Costuma surgir no primeiro dedo do pé, o conhecido “dedão”. O termo “onicocriptose”, nome científico da unha encravada, tem origem grega e significa unha escondida.

O problema provoca dor, inchaço e vermelhidão nos cantos das unhas. Pode haver complicação do quadro, com formação de pus, necessitando avaliação médica e uso de medicações para o tratamento. Ocorre em qualquer faixa etária e é mais frequente em homens.

A inflamação é dolorosa e exige alguns cuidados para que o dedo se recupere e a dor vá embora.

O que causa a unha encravada?

Cortar as unhas dos pés para dar-lhes um formato arredondado é a causa mais frequente de unhas encravadas. A forma correta de cortar as unhas é o corte reto.

Em algumas pessoas, o formato natural da unha favorece o encravamento. Para esses casos, é necessário dar à unha um formato mais seguro por meio do corte ou do uso de órteses. Órteses são dispositivos, geralmente feitos de fibra, que são fixados sobre a unha para exercer tração mecânica e alterar o seu formato. Sapatos apertados também favorecem o encravamento.

Como evitar que a unha encrave?


Os três cuidados básicos com os pés que evitam o encravamento de unhas são:

  1. Manter as unhas cortadas em formato reto e não excessivamente curto;
  2. Evitar calçar sapatos que apertam os dedos;
  3. Manter os pés secos, o que exige cuidado após o banho, e evitar meias sintéticas caso elas causem muito suor.

Como tratar uma unha encravada?

Nos casos mais simples, a aplicação de órteses ou pequenos chumaços de algodão para separar a espícula de unha da pele ao redor pode resolver o problema. Espícula é o termo utilizado para o pedaço da unha que está perfurando a pele.

Banhos de imersão em soluções com antissépticos e agentes secantes, como o permanganato de potássio, ou com água quente e sal, podem ajudar a reduzir a inflamação.

Não é recomendável cortar a unha em casa quando ela estiver encravada. A remoção completa da unha deve ser evitada, pois ela pode voltar a encravar ao crescer.

Carne esponjosa por conta de unha encravada?

O granuloma piogênico é uma complicação da unha encravada popularmente conhecida como “carne esponjosa”. É uma lesão vascular que sangra com facilidade e que deve ser tratada por um dermatologista. O médico usará ácidos ou terapia por frio ou gelo (crioterapia) para eliminar a lesão. 

É necessário fazer cirurgia?

A cirurgia, quando necessária, é feita com anestesia local para remover o canto encravado.


Revisão técnica: João Roberto Resende Fernandes, médico do pronto atendimento e corpo clínico, preceptor da residência em Clínica Médica do Hospital Israelita Albert Einstein.

Posts relacionados