6 perguntas e respostas sobre miocardite

3 minutos para ler

Vários tipos de agentes infecciosos estão relacionados à miocardite, uma inflamação do músculo cardíaco. Casos graves podem levar à morte.

Conheça agora 6 perguntas sobre o assunto.

1. O que é miocardite?

Miocardite é a inflamação do miocárdio, o músculo cardíaco, que pode resultar em alterações temporárias no coração – e até mesmo permanentes nos casos mais graves. A doença pode apresentar-se de forma aguda, crônica ou fulminante. A inflamação pode comprometer a capacidade do coração de bombear sangue, levando ao que chamamos de insuficiência cardíaca.

2. O que causa a miocardite?

Diversos agentes infecciosos podem estar relacionados à inflamação do miocárdio, incluindo vírus, bactérias, protozoários, algumas drogas e até reações autoimunes.

3. Há mais de um tipo de miocardite?

Sim. A Diretriz de Miocardites 2022, elaborada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, estabelece três tipos de miocardite: infecciosa, imunomediada e tóxica. A versão infecciosa é provocada por vírus (como os da influenza A, da caxumba e da hepatite C, por exemplo), bactérias, fungos, protozoários e parasitas, entre outros agentes infecciosos.

A miocardite imunomediada é aquela em que mecanismos autoimunes levam à inflamação do miocárdio. Já a miocardite tóxica é induzida por drogas como anfetaminas, cocaína e lítio, para citar três exemplos; por metais pesados (cobre, ferro e chumbo); por hormônios; e por agentes físicos, como exposição à radiação e choques elétricos.

4. Miocardite provoca dor?

Depende do caso. Em alguns casos, a miocardite pode ser assintomática e regredir espontaneamente. Nos outros casos, a doença pode apresentar os seguintes sinais: dor no peito; fadiga; inchaço nas pernas, nos tornozelos e nos pés; dificuldade para respirar ou mesmo falta de ar em repouso ou durante a realização de alguma atividade; arritmia; sensação de cabeça “leve” ou de desmaio iminente; além de sintomas semelhantes aos da gripe, como dor de cabeça, no corpo ou nas juntas, febre e dor de garganta.

Às vezes, os sintomas da miocardite são semelhantes aos de um ataque cardíaco. Se estiver experimentando dor no peito inexplicável e falta de ar, procure ajuda médica de emergência.”

5. Como é feito o diagnóstico?

Por meio de avaliação clínica e exames de sangue e de imagem, como ecocardiograma. Resultados alterados são sugestivos da presença de processo inflamatório no músculo cardíaco. 

6. E o tratamento da doença?

A conduta terapêutica para a miocardite geralmente envolve cuidados de suporte e o tratamento convencional utilizado em casos de insuficiência cardíaca, como medicamentos para o coração, vasodilatadores e diuréticos. A maioria das pessoas que experimenta um episódio de miocardite melhora com repouso, medicação e evitando exercícios de alta intensidade enquanto o coração se recupera. Em alguns casos, a miocardite pode durar mais tempo, retornar ou levar a uma insuficiência cardíaca crônica.

Se o coração estiver danificado (cicatrizado) devido à inflamação, os médicos monitorarão de perto o progresso do paciente por meio de consultas de acompanhamento frequentes.


Revisão técnica: Sabrina Bernardez Pereira, médica da Economia da Saúde do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), mestrado e doutorado em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense.

Posts relacionados