A presença de sangue nas fezes pode ser o indicativo de algumas doenças e por isso não deve ser ignorada. A pessoa pode notar a presença do sangue no papel higiênico ao se limpar, na água do vaso sanitário ou nas próprias fezes — misturada ou com pequenos filetes. A cor pode variar do vermelho até o marrom-escuro.
- Diarreia: o que é, quais são as causas e como tratar?
- Fissura anal: como prevenir o problema que causa dor e desconforto
Geralmente, a cor do sangue nas fezes aponta a origem do sangramento. O sangue vermelho costuma sinalizar problema no cólon ou no reto. Quando a coloração é vermelho-escuro ou marrom pode ser que o sangramento seja na parte superior do cólon ou no intestino delgado.
Quando as fezes estão escuras, quase pretas e pastosas, podem sugerir sangramento com origem no estômago, provocado, por exemplo, por úlceras. A esse tipo de sangramento dá-se o nome de melena. A confirmação da origem depende de avaliação médica e de exames complementares (como o de fezes ou por imagem).
Sangue nas fezes também pode estar relacionado a hemorroidas, fissura anal, endometriose e câncer colorretal. Às vezes, o sangue nas fezes não é visível, condição chamada de sangramento oculto. Nesse caso, pode ser indício de sangramento dentro do trato digestivo — sinalizando doença inflamatória no intestino ou câncer.
Pacientes com histórico de câncer na família devem informar o médico o quanto antes para que sejam feitos exames para rastreio da doença. Para pacientes sem histórico familiar o rastreamento para câncer de cólon está indicado a partir dos 45 anos.
Alimentos que alteram a cor das fezes
Nem sempre fezes de cor incomum significam doença ou sangramento. Isso porque certos alimentos ingeridos alteram a cor e a tonalidade das fezes. É o caso da beterraba e do açaí.
Entenda as principais causas de sangue nas fezes
- Hemorroidas: uma das causas mais comuns desse sangramento são as hemorroidas (inflamação e aumento dos vasos sanguíneos situados na parte interna do canal anal). A hemorróida pode surgir por esforço durante as evacuações, constipação crônica, ficar muito tempo sentado, gravidez, levantar objetos pesados e obesidade. A doença tem tratamento.
- Fissura anal: é uma pequena lesão, uma espécie de rasgo na pele ao redor do ânus. Geralmente, essa condição melhora com o tempo, sem precisar de intervenção médica.
- Abscesso anal ou fístula: glândulas do interior do ânus podem ser infectadas causando abscessos ou fístulas. Quando a glândula dentro do ânus acumula pus, causando um bloqueio, é um abscesso. Quando a pessoa percebe uma secreção malcheirosa que suja a roupa íntima, pode ter ocorrido uma fístula ao redor do ânus, um pequeno buraco por onde sai o corrimento. Essas condições podem ser causadas por doenças inflamatórias intestinais.
- Diverticulite: esse tipo de inflamação é conhecido por pequenas ‘bolhas’ presentes no intestino grosso, os chamados divertículos, também pode causar sangramento.
- Doença inflamatória intestinal (DII): essa condição atinge intestino delgado ou grosso. Existem dois tipos: doença de Crohn e retocolite crônica ulcerativa.
- Úlceras: feridas na mucosa do estômago podem sangrar e levar a fezes escuras, quase na cor preta.
Como tratar sangue nas fezes?
Descobrir a causa do sangramento nas fezes é o primeiro passo para o tratamento. Isso porque o sangramento pode ser resultado de uma doença (úlcera, hemorroida, câncer) ou de alguma condição que merece atenção (constipação, levantar peso, gravidez).
Revisão técnica: Erica M. Zeni, médica da Unidade de Pronto Atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein. Possui graduação e residência em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e residência em Medicina Interna pela Universidade de São Paulo (USP). Também possui pós-graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica Medicina Paliativa, em Buenos Aires, Argentina.